segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA FIRMADO ENTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E SECRETARIA DE JUSTIÇA TEM OS PRIMEIROS RESULTADOS

Em junho último foi firmado, por meio da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, termo de Cooperação Técnica entre Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo - SSP e Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania - SJDC.

O termo de cooperação trata da realização de ações conjuntas de conscientização e capacitação de servidores públicos sobre a importância do respeito e proteção aos Direitos Humanos.

Com duração de 24 meses, o termo de cooperação começou a ser executado no segundo semestre de 2013 por intermédio do Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública “Celso Vilhena Vieira” (CDHpc), da Academia de Polícia do Estado de São Paulo – Acadepol.

Os seminários já passaram pela cidade de Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Bauru e Campinas.

Na primeira quinzena de outubro teve vez as cidades de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.




São José do Rio Preto

O VI Seminário ‘Exercícios de Cidadania’ aconteceu no dia 9 de outubro e teve como palestrante a Dra. Marta Elena Reis, da Coordenação de Políticas sobre Drogas da SJDC, versando sobre o ‘Programa Recomeço, Abordagem, Tratamento e Reinserção do Drogadito’.

A palestra contou com a presença de policiais, estudantes, profissionais da área do Direito, Psicologia, Assistência Social, Guardas Civis e outros profissionais relacionados.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto o VII Seminário ‘Exercicios da Cidadania’ foi realizado no auditório do Teatro Pedro II, no dia 10 de outubro, também versando sobre a problemática das drogas.

Nesse seminário estiveram presentes, o Delegado de Polícia Tabajara Novazzi Pinto – Coordenador do Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública Celso Vilhena Vieira da Acadepol, o Delegado de Polícia Julio César de Paula, representando o Diretor do Deinter – 3, Marta Elena Reis, da Coordenação de Políticas sobre Drogas da SJDC, José Eduardo Malheiros – DD. Assistente Técnico da SJDC, Delegado de Polícia Adilson Massei, do Núcleo de Ensino local, representando o Diretor da Acadepol, a advogada Sandra G. Pestana Escolasno, da OAB/Ribeirão Preto, além do Sr. André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Municipal de Ribeirão Preto.


Sobre os seminários

Todos os seminários já realizados contaram com um público muito interessado e participativo, que interage com questionamentos e experiências, de modo a garantir o sucesso dos trabalhos.

A imprensa local também tem acompanho os eventos, de modo a divulgar os debates, que são de grande importância para toda a sociedade.

O termo busca a realização de pelo menos um seminário em cada uma das dez unidades de polícia judiciária do interior – DEINTER’s, com o fito de aperfeiçoar o trabalho policial civil, visando estabelecer a difusão de conhecimento no sentido de inibir práticas preconceituosas ou discriminatórias.

A iniciativa encontra respaldo na política da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, que busca aliar o rigor da atividade policial com o respeito a dignidade da pessoa humana.

Fonte e fotos: Acadepol





Nenhum comentário:

Postar um comentário