segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Polícia Técnico-Científica empossa 103 peritos criminais

 

Atualizado às 20 horas
Cento e três novos peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) tomaram posse nesta segunda-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da Capital.
Os novos peritos, 63 homens e 40 mulheres, foram aprovados em concurso público de setembro do ano passado e, a partir de amanhã, iniciam o curso de formação, com duração de dois meses e meio, na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). A nomeação dos aprovados aconteceu no último dia 10.
Ao longo do curso, os alunos passarão por 420 disciplinas e 168 palestras, entre elas, levantamentos técnico-periciais, medicina legal, papiloscopia policial, criminologia, física e química forenses, periciais especiais e direitos humanos.
Segundo o governador Geraldo Alckmin, a chegada dos peritos é apenas uma das medidas para melhorar o trabalho da Polícia Científica, que terá um aumento de 64% em seu quadro com os concursos já autorizados.
“Estamos reformando o prédio do Instituto de Criminalística [IC] e adquirindo equipamentos de ponta para as perícias, mas mesmo com tudo isso, o mais importante continua sendo o recurso humano para fazer uso de tudo o que temos”, disse.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, destacou que o essencial para uma boa polícia é ter profissionais bem treinados. “Uma Polícia Científica bem equipada e com bons profissionais ajuda na diminuição e na resolução dos crimes.”
Após formados, os  peritos vão supervisionar, coordenar, orientar e executar periciais criminais. A atividade do perito criminal de produção de laudos de cenas de crimes fornece elementos que ajudam a esclarecer investigações da Polícia Civil.
Recursos Humanos
A superintendente da Polícia Técnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso, ressaltou que o número total de peritos no Estado, hoje em 1.280, deve chegar a 1.706 até 2014.
“Esses novos peritos chegam como parte do programa ‘SP Contra o Crime’ e vão colaborar com a redução de crimes, através da identificação dos suspeitos por meio de perícias”, afirmou.
Ao todo, a Polícia Científica deverá contar com cerca de 5.000 funcionários em todos as carreiras após o preenchimento das vagas já autorizados. O investimento será de R$ 135 milhões por ano para o aumento do efetivo.
A Ciência pela Justiça
Ao chegar à sede da Polícia Científica, no Butantã – zona oeste da Capital –, a imagem que se destaca no prédio é a do lema da instituição: “A Ciência pela Justiça”. Para a primeira colocada no concurso público, Beatriz Mariana Abramczuk, de 29 anos, esse é o objetivo que a fez buscar a carreira.
Beatriz se formou em Biologia e é mestre em Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Agora, será perita criminal de 3ª classe.
“Como o governador disse, nosso trabalho será conciliar a arte e a ciência”, conta. Ela recebeu o certificado das mãos de Geraldo Alckmin, que falou da importância do estudo e da pesquisa integrados à arte, “o dom, a acuidade e a sensibilidade” para observar os detalhes da cena de um crime.
“Da mesma maneira que não há investigação sem a Polícia Científica, também não existe Justiça, porque as provas materiais chegam através da perícia criminal”, lembrou o governador.
Mais cargos para Polícia Técnico-Científica
O governador sancionou em julho lei que criou 1.853 cargos para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de aproximadamente 64% do efetivo.
Além dos 103 peritos empossados hoje e de 74 médicos legistas que estão em curso na academia, serão selecionados outros 200 médicos legistas, 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe.
Estão previstos também 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnicos de laboratório.
A criação dos novos cargos faz parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.
Ainda estão em andamento processos seletivos para os cargos de auxiliar de necropsia (16) e atendente de necrotério (22).
A Polícia Técnico-Científica
Em fevereiro deste ano, a Polícia Técnico-Científica completou 15 anos desde que se tornou uma Superintendência. A instituição é considerada a maior polícia técnica do país, sendo até mesmo referência na América Latina na produção de provas técnicas e periciais, através da análise de vestígios das cenas de crimes.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário