sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FORMATURA DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL ACONTECE NA ACADEPOL

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 23, na Academia de Polícia do Estado de São Paulo, solenidade de “Formatura dos alunos do 1º Curso de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil.”


Este curso, que busca a análise, a reflexão e a intervenção na Segurança Pública sob a égide dos Direitos Humanos, realizado em uma casa de ensino policial, representa a política adotada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e implantada por sua Academia de Polícia, razão pela qual o evento foi prestigiado por diversos convidados e autoridades.


Dentre os presentes, merecem destaques as presenças da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda; do Diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho; do Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, Arles Gonçalves Junior, e da Profª. Dra. Flávia Piovesan.


Os formandos escolheram como nome de turma a professora da PUC, Dr. Flávia Piovesan; como patronesse, a Secretária Nacional de Segurança Pública, Dr. Regina Maria Filomena de Luca Miki, e como “paraninfa” a Secretária Estadual da Justiça e da Cidadania, Dra. Eloísa de Sousa Arruda.


O orador da turma, Sr. Augusto Silva Carrasco, em nome dos trinta e seis formandos, enfatizou a importância do curso e sua pertinência no cenário da Segurança Pública.


O Coordenador Geral do Centro de Estudos Superior da Polícia Civil e Coordenador da pós-graduação da Acadepol, Delegado Edson Luis Baldan, também destacou a importância do curso, que permite a troca de experiências e o enriquecimento do debate com profissionais de diferentes setores ligados a área da Segurança Pública e de Direitos Humanos.

A seguir, teve inicio a entrega dos certificados aos formandos.

Após, o Diretor da Academia de Polícia, Mario Leite de Barros Filho, iniciou seu discurso elogiando as personalidades escolhidas pela turma de formandos, uma vez que representam verdadeiros ícones na defesa dos Direitos Humanos. Ressaltou, ainda, que a Segurança Pública sob a égide dos Direitos Humanos consiste em viga mestra do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual a Academia de Polícia vem diuturnamente buscando cumprir seu papel no que tange a disseminação desse ideal por meio do conhecimento e da capacitação.


O Diretor da Acadepol, afirmou, ainda, que o curso de pós-graduação representa a democratização do ensino policial, na medida em que torna acessível a todos os integrantes da Polícia Judiciária formação e capacitação de qualidade. Por fim, ressaltou que acredita no ensino como forma de valorização do profissional de Segurança Pública.


Na seqüência, aconteceu o discurso da Secretaria de Justiça Eloísa Arruda, que após agradecer a deferência e lembrar a importância de um curso dessa natureza em uma unidade de ensino policial, foi homenageada pela Delegada de Polícia e formanda, Gislaine Aparecida Santanieli.


A Prof. Dra. Flávia Piovesan, em seu discurso, também elogiou a iniciativa da Academia e ressaltou a necessidade de cursos desse jaez para o constante aprimoramento das instituições. A seguir, foi homenageada pelo Delegado e formando Luis Henrique Fernandes Casarini.


A seguir, o Diretor da Academia, Mario Leite, convidou as homenageadas para juntos descerrarem a placa alusiva a “1º Turma de Formandos do Primeiro Curso de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil.


O evento foi finalizado com vídeo sobre a trajetória dos formandos.

Fonte e fotos: Acadepol







Nenhum comentário:

Postar um comentário