sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Homicídios e latrocínios caem no Estado em setembro

 

O Estado de São Paulo teve queda nos dois indicadores de criminalidade que registram mortes violentas. Os homicídios dolosos caíram pelo sexto mês consecutivo em setembro, quando também houve menos latrocínios (roubo seguido de morte).
Os dados fazem parte das estatísticas de criminalidade divulgadas nesta sexta-feira (25) pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A queda nos latrocínios foi de 23,53% em relação a setembro do ano passado, com 26 casos, o menor número do ano.
A redução dos homicídios foi de 6,65% na mesma comparação. Foram 379 casos, ante 406 no ano passado. Na comparação do total do ano, houve redução de 0,9%, com 30 ocorrências a menos de janeiro a setembro deste ano, enquanto os latrocínios têm alta de 8,6%.
A queda nos indicadores é puxada principalmente pela Capital, que registrou redução de 31,34% nos homicídios, com 92 casos, e de 33,33% nos latrocínios, com oito ocorrências.
No gráfico abaixo é possível observar os números absolutos dos homicídios mês a mês neste ano e no mesmo período do ano passado (em barras). No destaque, percebe-se a variação negativa nos últimos seis meses deste ano (sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior).
A redução dos indicadores da criminalidade ocorre após uma série de medidas adotadas pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, como as reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas e visando estabelecer metas de redução.
Outra medida que tem contribuído para ações integradas e redução de indicadores de criminalidade é a instalação de Gabinetes Estratégicos (Gamesp) em diferentes regiões. Os gabinetes já existem nas regiões de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jundiaí e Grande São Paulo.
Roubos a banco e furtos em queda
Pelo segundo mês consecutivo houve menos furtos no Estado, com redução de 3,34%. Em setembro deste ano foram 42.361 ocorrências, ante 43.823 no mesmo mês do ano passado, queda de 1.462 casos.
O roubo a banco é outro indicador em queda. Houve redução de 18,2%, com 18 casos no mês, ante os 22 de setembro de 2012.
Prisões batem recorde
Em setembro, a eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 13.506 prisões no mês.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado - quando foram feitas 11.770 prisões - houve um aumento de 14,75%, ou 1.736 registros do indicador de produtividade policial.
O número também é recorde se comparado os nove meses do ano. De janeiro a setembro foram feitas 127.607 prisões, o maior número da série histórica iniciada em 2001. Nos mesmos nove meses do ano passado foram 109.730.
As polícias também retiraram das ruas mais armas ilegais em setembro. Foram apreendidas 1.650 armas, o que representa um aumento de 6,93%. Em setembro do ano passado, foram apreendidas 1.543.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário