quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Polícia Científica ganha 103 novos peritos criminais

 

 

 

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou 103 aprovados em concurso público para o cargo de perito criminal de 3ª classe da Polícia Técnico-Científica. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Estado (DOE).

A próxima etapa será a posse dos nomeados, que deve acontecer em aproximadamente 15 dias. Em seguida, os futuros peritos criminais iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra.

De acordo com o delegado, divisionário da Secretaria de Cursos de Formação da Acadepol, Dejair Rodrigues, o curso tem duração de três meses e, além das aulas, os alunos passarão por um período de estágio probatório de três anos nas unidades.

Os novos policiais serão designados para diversas unidades da Polícia Técnico-Científica de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.
Mais cargos para Polícia Técnico-Científica
O governador sancionou em julho uma lei que
cria mais de 1.853 cargos para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de aproximadamente 64% do efetivo.

Além dos 103 peritos já nomeados e de 74 médicos legistas que estão em curso na academia, serão selecionados outros 200 médicos legistas, 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe.

Estão previstos também 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnicos de laboratório.

A criação dos novos cargos faz parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.

Ainda estão em andamento processos seletivos para os cargos de auxiliar de necropsia (16) e atendente de necrotério (22).
A Polícia Técnico-Científica
Em fevereiro deste ano, a Polícia Técnico-Científica completou 15 anos desde que se tornou uma Superintendência. A instituição é considerada a maior polícia técnica do país, sendo até mesmo referência na América Latina na produção de provas técnicas e periciais, através da análise de vestígios das cenas de crimes.
Juliana Chijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário