domingo, 1 de dezembro de 2013

Polícia Civil homenageia professores da Acadepol

Da Ponte recebe placa de reconhecimento pelos serviços prestados à instituição

 

 


Cerimônia realizada nesta quinta-feira (28) na Academia de Polícia Civil Doutor Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol) homenageou professores da instituição pelos relevantes serviços prestados à instituição policial. Ao todo, 80 medalhas foram entregues, além de uma placa ao secretário adjunto da Segurança Pública, Antonio Carlos Da Ponte, que já ministrou aulas na academia.

O secretário da Segurança, Fernando Grella Viera, também receberá a placa, que ainda foi oferecida a outras seis personalidades - o jurista Luís Flávio Gomes, o psiquiatra forense Guido Palomba, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Arles Gonçalves Junior, e os deputados Arnaldo Faria de Sá, Régis Fernandes de Oliveria e Fernando Capez.
 
No evento, o secretário adjunto da SSP homenageou com outra placa o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck, que há um ano chefia a instituição policial. “Nesse longo período de um ano à frente da Delegacia Geral, ele [Blazeck] conseguiu escrever o seu nome definitivamente nesta instituição”.
 
Medalha “Doutor Coriolano Nogueira Cobra”
 
Instituída em 2005, a medalha Doutor Coriolano Nogueira Cobra é “uma homenagem e reconhecimento ao trabalho desses mestres pelos excepcionais serviços prestados à Polícia Civil’, explica o diretor da Acadepol, delegado Mário Leite de Barros Filho.
 
A medalha de ouro é concedida aos professores que tenham completado pelo menos trinta anos no magistério policial; de prata, vinte anos; e bronze, dez anos. Além dessas três categorias, há mais duas - para professores aposentados e a “post mortem”, que é recebida por familiares do falecido.
 
A medalha é acompanhada de miniatura, roseta, barrete e diploma.
 
Um dos dois agraciados com a medalha de ouro na cerimônia de hoje, o desembargador do Tribunal de Justiça e professor de “Noções de Direito” da Academia, Ricardo Tucunduva, disse ter ficado honrado  com a homenagem. “É o reconhecimento de um trabalho que não é só meu. Um trabalho daqueles que me cercam e me ensinaram a ensinar.”
 
A premiação é concedida pelo delegado-geral de polícia, que recebe as indicações do diretor da Academia. “Costumamos falar que o professor é a 15ª carreira da Polícia Civil”, comenta Mário Leite, numa alusão às 14 carreiras existentes.
 
Uma das mais antigas professoras e delegada aposentada, Maria Solange Ferreira Xavier, tem 60 anos e está há quatro décadas na polícia. A expectativa dela é chegar à medalha de ouro.
 
“Eu passo para os meus alunos o amor à instituição e às pessoas. Com os alunos é preciso ter amor e carinho, mas ser rígido e cumprir os estatutos. A partir disso, sempre teremos uma polícia melhor”, explicou a homenageada com a medalha de prata nas mãos.

Vanessa Silva e Gabriel Rosado

Um comentário:

  1. "Eu passo para os meus alunos o amor à instituição e às pessoas" - frase muito apropriada. Parabéns!

    ResponderExcluir