domingo, 29 de dezembro de 2013

Brasil é o 16º país mais violento do mundo

Dinamarca é o 16º país menos violento do mundo; Brasil é o 16º país mais violento do mundo. Dinamarca está ao lado do Japão, da Suécia, da Espanha, de Cingapura, Áustria etc. O Brasil está ao lado de El Salvador, Guatemala, Venezuela, Jamaica, Colômbia, África do Sul etc.


                             
LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista e Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Estou no www.professorLFG.com.br*
 
Nossa política de prevenção de assassinatos continua muito equivocada. O Instituto Avante Brasil realizou um levantamento sobre o número de homicídios no mundo e sua relação com a posição em que o país se encontra no Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU.
 
O levantamento, já realizado anteriormente, mas agora seguindo uma nova metodologia, nos aproxima mais da realidade da violência mundial e sua correlação com outros fatores.
 
Para posicionar os países, a metodologia atual, além de corrigir números atualizados pela UNODC, o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime, levou em consideração o ano mais recente de divulgação dos dados de homicídios.
 
Os melhores colocados no ranking de homicídios, não coincidentemente, tão também entre os melhores índices de IDH, com exceção da Indonésia, que se encontra entre os países com desenvolvimento humano médio:
 
m
 
O Brasil, com suas 52.198 mortes, em 2011 (conforme Datasus), e uma taxa de 27,1 mortes para cada 100 mil habitantes, ocupa (agora) a 16º posição entre os países mais violentos do mundo. Em 2010 ocupávamos a 20ª posição. A piora na nossa colocação é muito preocupante.
 
Entre os países com pior desempenho, ou seja, com maior índice de violência, a maioria está localizada em regiões pobres e, muitas vezes, inseridas em zonas de conflitos.
 
 Alguns países, embora com índice médios no IDH, também entraram no ranking das maiores taxas de homicídios: Brasil, Colômbia e Venezuela são alguns deles:
 
h
 
 
Dinamarca é o 16º país menos violento do mundo; Brasil é o 16º país mais violento do mundo. Dinamarca está ao lado do Japão, da Suécia, da Espanha, de Cingapura, Áustria etc.
 
O Brasil está ao lado de El Salvador, Guatemala, Venezuela, Jamaica, Colômbia, África do Sul etc. O Norte Global é muito menos violento, mas também menos desigual, mais educado (seus animais humanos são mais domesticados); o Sul Global é muito mais violento e, ao mesmo tempo, muito mais desigual, menos educado, mais autoritário, mais teocrático, mais parasitário, em suma, mais selvagem (seus animais humanos são muito menos domesticados, daí o gosto e a aptidão para a violência, a crueldade e a desumanidade).
 
*Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga e pesquisadora do Instituto Avante Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário