quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Polícia Científica abre 447 vagas para perito criminal

 

A Polícia Técnico-Científica abriu concurso para preencher 447 vagas de perito criminal em todo o Estado. O edital foi publicado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do Estado.

As inscrições poderão ser feitas a partir das 10 horas da próxima segunda-feira (9) e vão até às 16 horas de 13 de janeiro do ano que vem, pelo site da Vunesp. A taxa é de 63,92.

Conforme o edital, o salário inicial para o cargo de perito de 3ª classe é de R$ 7.516,02, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP).

A maior parte das vagas será destinada à Capital e à Grande São Paulo (93 vagas). As demais serão distribuídas nas regiões de Araçatuba (22), Bauru (55), Campinas (69), Presidente Prudente (23), Ribeirão Preto (46), Santos (29), São José do Rio Preto (29), São José dos Campos (43) e Sorocaba (38).

Além das 447 novas contratações, mais 82 vagas remanescentes do último concurso para perito criminal serão preenchidas com a nomeação de candidatos – totalizando 529 futuros peritos.

Requisitos
Para concorrer ao cargo de perito criminal é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, não registrar antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e possuir diploma de graduação em um dos seguintes cursos de bacharelado: Análises de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Moleculares, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia e Bioquímica, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.

É preciso também ser habilitado para a condução de veículos na categoria “B”, além de outros requisitos que constam no edital.

“SP contra o crime”
As novas contratações fazem parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.

Ao todo, serão criadas 1.853 novas vagas em todas as carreiras da Polícia Científica. O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de 64% do efetivo da instituição.

Além dos peritos, também serão contratados 600 oficiais administrativos, 200 médicos legistas, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe. Estão previstos ainda 84 cargos de técnicos de laboratório.
Na Polícia Civil, serão mais de 2.800 vagas, "a maior contratação da história", conforme ressaltou o secretário da Segurança na última segunda-feira (2).
Mais profissionais
Na sexta-feira (29), 71 médicos legistas se formaram na Academia da Polícia Civil e já iniciam o trabalho em unidades do Instituto Médico Legal (IML) no Estado. Outros 56 tomaram posse e passarão por curso de formação com duração de quatro meses.

Também foram nomeados na terça-feira 26 aprovados em concurso público para o cargo de auxiliar de necropsia de 3ª classe da Polícia Científica. Outros 103 peritos criminais foram empossados no dia 21 e realizam curso na Acadepol.

Ainda está em andamento processo seletivo para preencher 22 vagas de atendente de necrotério.



Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário