segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Curso Superior de Polícia Integrado tem solenidade de formatura na sede do governo

 
Na manhã da última sexta-feira (6) o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu no Palácio dos Bandeirantes, os 81 formandos do Curso Superior de Polícia Integrado (CPSI). 

Desse total de alunos, 30 são delegados de polícia de 1a. classe. Fernando Costa Azevedo, da Corregedoria, foi o que obteve a maior nota geral ficando em primeiro lugar, seguido por José Brandini Junior e Edson Jorge Aidar, que recebeu seu diploma das mãos do delegado geral de polícia Luiz Mauricio Blazeck, presente à solenidade. Os demais formandos receberam os diplomas de seus padrinhos e madrinhas.

Dos 51 formandos da Polícia Militar, oito são oficiais de outros estados como Roraima e Sergipe, além do Distrito Federal, sendo a tenente-coronel Georgete Ribeiro Silva de Magalhães, do Amazonas, a primeira colocada.

Como pós graduação lato sensu, o curso tem nível de especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, e seus integrantes são capacitados  para funções estratégicas e de planejamento, como analisar e desenvolver ações repressivas e preventivas especializadas relativas ao fenômeno criminal, entre outras.

No caso da Polícia Civil, cria condições para ascensão à classe especial e, consequentemente, alcançar cargos de maior responsabilidade e nível hierárquico dentro da instituição.

Na Academia de Polícia Civil (Acadepol) o Curso foi promovido pelo Centro de Estudos Superiores, coordenado pelo delegado Edson Luis Baldan, e se iniciou em 15 de abril, tendo a duração de 776 horas-aula. Como de praxe, ao final, cada aluno elabora um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é submetido a uma banca examinadora para sua aprovação.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, nessas condições já se formaram 120 delegados de polícia e 232 oficiais da Polícia Militar, entre 2007 e 2012.

Agradecimentos e elogios

O orador da turma foi o delegado de polícia José Carlos de Oliveira Junior. Em seu discurso, ele começou agradecendo ao delegado geral de polícia Mauricio Blazeck, ao secretário da Segurança Pública, Fernando Grella e ao governador Geraldo Alckmin, pelas grandes mudanças que têm ocorrido na Polícia Civil sobretudo pelo reconhecimento da carreira jurídica do delegado de polícia. Em seguida falou do período do curso como um projeto “desafiador”. “Estamos prontos”, afirmou antes de desejar aos colegas “sucesso na nova fase que se inicia”.

O secretário da pasta Fernando Grella falou da responsabilidade dos formandos em conduzir os destinos de suas instituições, ressaltando que o que todos esperam é que esses conhecimentos se convertam em medidas práticas na área de Segurança Pública. 

O coronel Paulo Marino Lopes, paraninfo dos formandos, falou sobre o comprometimento, e ressaltou a coragem do policial, que vem da importância do investimento na formação técnica, profissional e moral: “O ápice é o Curso Superior de Polícia”.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Ricardo Sartori, patrono da turma, falou com emoção sobre os “homens valorosos dos quais não podemos prescindir” e salientou a técnica, coragem, perícia e dedicação dos profissionais que exercem a função policial. 

O governador terminou a série de discursos falando do tempo de mudanças e da velocidade da informação que impactam o aprimoramento e aperfeiçoamento constante provocando a necessidade de um curso com novos planejamentos, estratégias e técnicas. “Isso é essencial para a carreira profissional e para a sociedade” afirmou. 

Na solenidade, também estiveram presentes o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, e a superintendente da Polícia Técnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso, além de delegados de polícia diretores da Polícia Civil, como Mario Leite de Barros Filho, da Acadepol; do desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, professor da Acadepol; dos deputados federal, Arnaldo Faria de Sá, e estadual, Fernando Capez, entre demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, familiares e amigos dos formandos.

por Rina Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário