quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Polícia Científica empossa setenta e cinco peritos criminais

 

 
A Polícia Técnico-Científica terá o reforço de mais 75 peritos criminais, que tomaram posse na tarde desta quinta-feira (26), na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), no bairro do Butantã, zona oeste da Capital.
Os futuros peritos criminais aprovados em concurso público, vão iniciar o curso de formação com duração de três meses na Acadepol. Além das aulas, os alunos passarão por um período de estágio.
O secretário adjunto da Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte, destacou a importância da profissão. “Em um país onde a justiça social se faz imprescindível, são estes peritos que auxiliarão o sistema judiciário a dar voz às pessoas mais simples, a quem mais precisa.”
Depois de formados, os peritos vão supervisionar, coordenar, orientar e executar perícias criminais. A atividade do perito na produção de laudos de cenas de crimes fornece elementos que ajudam a esclarecer investigações da Polícia Civil.
“Além dos conhecimentos, os futuros peritos colocarão à prova o espírito público que os fez ingressar no concurso, dedicando-se ao atendimento da população bandeirante”, disse o delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck.
Os novos policiais serão designados para unidades da Polícia Técnico-Científica de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.
Da Ponte ainda aconselhou os empossados. “Atuem com independência, tenham coragem para divergir, não tenham medo. Levem sempre no coração a justiça e a igualdade.”
Maior contratação da história
As novas contratações fazem parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.
Entre as medidas está a criação de 1.853 novas vagas na Polícia Técnico-Científica de São Paulo, a maior contratação da história da instituição, elevando em 64% a quantidade de funcionários. 
Destas novas vagas, estão abertas seleções para contratar 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 600 oficiais administrativos, 447 peritos criminais, 84 técnicos de laboratório, 140 médicos legistas, 145 auxiliares de necropsia e 89 atendentes de necrotério.
O reforço também acontecerá na Polícia Civil, que contratará 2.805 novos policiais, a maior contratação da história.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário