domingo, 1 de dezembro de 2013

Polícia Científica ganha 127 novos médicos legistas

 



A Polícia Técnico-Científica terá o reforço de mais 127 médicos legistas de 3ª classe para atuar no Instituto Médico Legal (IML). Setenta e um deles se formaram na manhã desta sexta-feira (29), em cerimônia na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Butantã, na zona oeste da Capital, e já começam a trabalhar nas unidades.
 
A cerimônia também marcou a posse de 56 aprovados em concurso, que passarão por treinamento na Acadepol pelos próximos quatro meses, com disciplinas como Medicina Legal, Armamento e Tiro, Investigação Policial e Técnicas de Necrópsia. Além da formação, os alunos também passarão por um período de estágio.
 
Dos 71 que se formaram hoje, a maioria atuará na Capital (21). Outros nove serão destinados à região do Vale do Paraíba, seis para a região de Campinas, cinco para Ribeirão Preto, dois para Araraquara e quatro para cada uma das regiões de Sorocaba, Bauru, Baixada Santista, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto.
 
Entre as atribuições dos médicos legistas estão autópsias em cadáveres, exumação de corpos, pesquisas necroscópicas e outros tipos de perícias.
 
O primeiro colocado da turma, Lucas Pedroso Fernandes Leal, de 30 anos, reconhece a importância da função na cadeia de ações necessárias de uma investigação. “A carreira de médico legista é muito promissora. Como médicos, conseguimos contribuir para elucidar os crimes. Com isso, a gente consegue diminuir a violência e gerar sensação de segurança para a população”, afirmou o novo médico legista.
 
Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, apontou o trabalho integrado das polícias como um dos responsáveis pela redução de crimes no Estado. “São Paulo tem um dos melhores indicadores criminais do país. No final de 2012, tivemos um aumento na taxa de homicídios por habitante. Agora, em 2013, estamos reduzindo este índice. Isso implica o trabalho diário, permanente e integrado das polícias Civil, Técnico Científica e Militar.”
 
“SP contra o crime”
 
A criação de novos cargos faz parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.
Ao todo, serão criadas 1.853 novas vagas em todas as carreiras da Polícia Científica. Destas vagas, 200 são para médicos legistas, que começam a ser preenchidas com os 56 que tomam posse hoje.
 
O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de 64% do efetivo.
 
Além de médicos legistas, também serão contratados 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe.
Estão previstos ainda 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnicos de laboratório.
 
Mais profissionais
 
Na última terça-feira (26), foram nomeados 26 aprovados em concurso público para o cargo de auxiliar de necropsia de 3ª classe da Polícia Científica. Outros 103 peritos criminais foram empossados no dia 21 e realizam curso na Acadepol.
Ainda está em andamento processo seletivo para preencher 22 vagas de atendente de necrotério.
 

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário