quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ACADEPOL REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DO III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍCIA JUDICIÁRIA E SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL




Autoridades, policiais civis e convidados se reuniram na noite de 11 dezembro, no auditório principal da Academia de Polícia do Estado de São Paulo - Acadepol, para solenidade de formatura dos III Curso de Especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal.



Os cursos de pós-graduação lato sensu, promovidos pela Acadepol, têm por finalidade a constante capacitação de policiais civis e demais atores do Sistema de Justiça Criminal, buscando o constante exame, reflexão e discussão acerca dos modelos de atuação da Polícia Judiciária, de modo a alcançar uma intervenção cada vez mais eficaz dentro do sistema de justiça criminal.


Este curso de especialização teve inicio em 2012, com duração de três semestres e com carga horária de 480 hora/aula, divididas em atividades presenciais, orientação, pesquisa e trabalho monográfico de conclusão.


Além da especialização em “Policia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal”, a Acadepol possui mais duas especializações: “Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil” e o “Curso Superior de Polícia”, que é, também, equivalente a pós-graduação lato sensu.


Dentre os presentes, merecem destaques as presenças do Diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho; do Delegado Divisionário da Assistência Policial da Acadepol, Ciro de Araújo Martins Bonilha; do Delegado Divisionário da Secretaria de Cursos Complementares, Edson Giatti Lahoz e do Delegado Divisionário da Divisão de Administração da Acadepol, Bento da Cunha Júnior.


Turma “9 de Julho” foi o nome escolhido pelos alunos. Quanto aos homenageados, os formandos escolheram como “patrono” o Delegado de Polícia Rui Baracat Guimarães Pereira; como “paraninfo” o Delegado de Polícia Vagner Bertoli e, finalmente, prestaram “menção honrosa” aos professores e Delegados de Polícia, Clemente Calvo Castilhone Júnior e Édson Luís Baldan.


O Delegado de Polícia Coordenador do Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil (CESPC) e da pós-graduação, Édson Luís Baldan, iniciou os discursos fazendo alusão a importância do curso, sobretudo ao seu caráter multidisciplinar, que propicia o intercambio e o debate entre profissionais de com diversas visões acerca do fenômeno da Segurança Pública.


Após, a formanda Cristiane Leite de Araujo Monteiro, oradora da turma, em nome dos vinte e quatro formandos, saudou a todos os mestres, colegas de curso, funcionários, amigos e familiares. Enfatizou a importância do curso, os conhecimentos adquiridos, as ideias que passaram a pulsar, os laços fortalecidos e, finalizou: “O sonho alimenta nossa vida nos dando forças para seguirmos sempre avante”.


A seguir, teve inicio a entrega dos certificados aos formandos.


Finda a diplomação, o paraninfo, Vagner Bertoli, teceu algumas palavras de agradecimentos aos alunos e da honra por ter sido convidado como paraninfo. Ao destacar a importância da constante atualização, parabenizou os formandos pela persistência no estudo com uma frase de Charles Chaplin: “A persistência é o menor caminho para o êxito”.


Após o discurso do Delegado Rui Bacarat Guimarães Pereira, o evento teve seu momento mais emocionante, com a entrega de honrarias ao paraninfo, Vagner Bertóli, ao patrono Rui Bacarat e aos homenageados, Clemente Calvo Castilhone Junior e Edson Luis Baldan.


O Delegado de polícia diretor, Mario Leite de Barros Filho iniciou suas palavras com uma saudação a todos os presentes e, em especial, aos familiares dos formandos, que, não raro, se privam da companhia de entes queridos em prol do estudo e da capacitação. Fez referências aos formandos e homenageados. Falou, também, sobre o nome da Turma – 9 de Julho, “não poderia ser mais apropriado. Como todos nós sabemos a Revolução de 9 de julho de 1932 foi o maior movimento cívico da história de São Paulo, porque representou a luta pela democracia. Quanto ao curso de pós-graduação foi contundente: “Efetivamente, o trabalho pedagógico dos formando, mais que a luta contra a violência e criminalidade, significa a consolidação da cultura da paz em nosso país. Este curso de pós-graduação, na verdade, representa a democratização do ensino policial, na medida em que proporciona condições de estudos a todos os servidores que atuam no sistema de justiça criminal.”


A seguir, foi feito o descerramento da placa alusiva a “Turma 9 de Julho – do III _ Curso de Especialização em Polícia Judiciária e Justiça Criminal”.


A cerimônia foi conduzida pelo delegado de polícia Cloves Rodriges da Costa, e foi finalizada com vídeo sobre a trajetória dos formandos.



Fonte e fotos: Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário