A Operação “PC 27” da Polícia Civil prendeu 2.850 suspeitos em todo o Estado de São Paulo. Além disso, 384 adolescentes foram apreendidos. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, durante solenidade de entrega de 924 viaturas para a Polícia Civil e os Bombeiros, no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta sexta-feira (10).
“A ação durou oito horas e teve o objetivo de prender suspeitos de homicídios, latrocínios e assaltos na Capital, na Grande São Paulo e no interior do Estado”, explicou Alckmin. A PC 27 começou na madrugada de quinta-feira (9) e terminou hoje.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck, 7,9 mil policiais participaram da operação com 2.999 viaturas. “Nossa intenção é de que ações assim sejam rotineiras, por isso, estamos analisando todas as regiões do Estado e montando estratégias”, disse.
Balanço
De ontem para hoje, foram registrados 667 flagrantes e 231 atos infracionais, pelos quais 829 pessoas foram presas e 237 adolescentes foram apreendidos. “Essas operações terão prosseguimento em São Paulo , porque é importante tirar os criminosos das ruas”, afirmou o secretário da Segurança Pública (SSP), Fernando Grella Vieira. “E, principalmente, desmontar quadrilhas”, concluiu Alckmin.
Apenas por mandado de prisão criminal, 815 adultos foram detidos, assim como 147 menores de idade. Além disso, 96 foragidos da Justiça foram recapturados e 746 foram presos administrativamente.
“O número é de bastante impacto e deve refletir nas estatísticas de criminalidade”, destacou o delegado geral. Blazeck também ressaltou que, para a realização da PC 27, foram 20 dias de estudos realizados em cada uma das delegacias seccionais do Estado, nos departamentos gerais e nos especializados.
Além das prisões, foram feitos 601 termos circunstanciados. No total, foram cumpridos 1.369 mandados de busca e apreensão.
Apreensões
“Através do trabalho investigativo, além das prisões, conseguimos apreender diversas drogas e armas”, contou Blazeck. Foram 91,1 kg de maconha, 48,3 kg de cocaína, 15,1 kg de crack, 67,2 gramas de ecstasy e 2,1 kg de outros entorpecentes.
A PC 27 também apreendeu 11 armas de fogo e apreendeu 424 veículos. Além desses, 123 carros e motos foram recuperados.
Novas viaturas
No mesmo dia em que divulgou o balanço de sua operação estadual, a Polícia Civil recebeu das mãos do governador 884 viaturas. São 500 veículos descaracterizados modelo Cobalt, 312 Hilux caracterizadas, 68 vans Peugeot para o transporte de presos e quatro caminhonetes S10.
Desses carros, 369 serão destinados à Capital, 70 à região metropolitana e 445 ao interior do Estado (veja a distribuição por Departamentos de Polícia Judiciária no final deste texto). O investimento foi de R$ 59,257 milhões.
O Corpo de Bombeiros (CB) também viaturas. São 40 Unidades de Resgate em resultado de um investimento de R$ 5,140 milhões da Secretaria de Estado da Saúde. Essas viaturas serão destinadas aos Postos de Atendimento Operacional dos Bombeiros de todo o Estado.
O secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, também participou do evento e entregou as chaves dos carros aos coronéis Reginaldo Campos Repulho e Benedito Roberto Meira – comandante do CB e comandante geral da Polícia Militar, respectivamente.
Distribuição das viaturas da Polícia Civil
Decap – Capital: 369
Demacro – Grande São Paulo: 70
Deinter 1 – Vale do Paraíba e do Litoral Norte: 50
Deinter 2 – Campinas: 48
Deinter 3 – Ribeirão Preto: 56
Deinter 4 – Bauru: 53
Deinter 5 – São José do Rio Preto: 53
Deinter 6 – Baixada Santista e no Vale do Ribeira: 45
Deinter 7 – Sorocaba: 46
Deinter 8 – Presidente Prudente: 44
Deinter 9 – Piracicaba: 50
Rafael Iglesias
Nenhum comentário:
Postar um comentário