segunda-feira, 20 de maio de 2013

Assembleia Legislativa homenageia o centenário de fundação da Acadepol

Uma sessão solene na noite da última sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) marcou os cem anos da fundação da Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”.

A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Fernando Capez e do presidente da Casa, o deputado Samuel Moreira, em lembrança à aula de ensino técnico-profissional para a formação do policial civil em 1913, pelo professor alemão Rudolph Archibald Reiss. Esse fato deu início às primeiras atividades para o desenvolvimento das normas de locais de crime e influenciou os primórdios da educação policial.

O delegado geral de polícia Luiz Mauricio Souza Blazeck, em seu discurso, reforçou essa concepção: “Percebe-se, portanto, que é centenária a preocupação com a formação técnica do policial civil, de forma a atender as demandas do sistema de persecução penal”.

Na oportunidade foram prestadas diversas homenagens para personalidades ligadas à Acadepol. A primeira foi para seu ex-diretor, Haroldo Ferreira, ocasião em que foi aplaudido de pé por todos os presentes que se lembraram de suas duas gestões anteriores. Em seguida foi a vez do delegado de polícia e professor mais antigo, Antonio Carlos Vieira do Santos, em exercício desde 1975.

A funcionária Edna Lima, de cargo administrativo e chefe de Seção, em exercício desde 1976; e o investigador de polícia Aparecido Silva Santos, desde 1982, foram homenageados pelos respectivos tempos de serviço dedicados à Casa de Ensino.

O delegado de polícia diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filho, recebeu uma placa comemorativa das mãos do deputado Fernando Capez, pelos relevantes serviços prestados na atuação de investigação e repressão à violência e criminalidade do Estado. Os dizeres: “A Academia de Polícia, fundada em 1913, é merecedora de inúmeras honrarias, pois tem atuado de modo irretocável na formação e aperfeiçoamento dos nossos policiais, é constituída por pessoal altamente motivado e coeso. Professa valores morais e éticos, dos quais identificam o orgulho de servir com dignidade a instituição, com profissionais qualificados, que prestam à sociedade uma segurança de qualidade, contribuindo de maneira exemplar no combate á criminalidade”, assinados pelo próprio deputado, resumem o objetivo da solenidade.

“A Acadepol é responsável pela seleção e formação dos novos policiais civis e, também pela atualização dos conhecimentos daqueles que estão em atividade na instituição”, destacou Mário Leite, que lembrou ainda do campus I – Cidade Universitária e campus II – Mogi das Cruzes; do Museu da Polícia Civil; do estande virtual de tiro; do Centro de Estudos Superiores, para cursos de pós graduação; do Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública; e da alta qualificação de seus professores, que no ano passado formaram e capacitaram cerca de 12 mil policiais civis.

Nesse sentido, “a missão da Academia de Polícia, muito mais do que formar simples funcionários, é capacitar profissionais honrados, homens de caráter, compromissados com a segurança da sociedade e engajados na luta contra a criminalidade e violência”, ressaltou o diretor nas suas palavras de agradecimento.

“É um momento de união incondicional. Temos um passado glorioso, um presente de honra e de grandes desafios e um futuro para a realização de nossos justos sonhos”, finalizou o delegado geral Mauricio Blazeck.

Entre as inúmeras autoridades presentes, estavam o delegado de polícia chefe da Assistência Policial Civil da Alesp, Paulo Roberto Rios de Abreu; a superintendente da Polícia Técnico Científica, Norma Bonaccorso; o delegado de polícia dirigente da Assistência Policial da Comunicação Social (APCS) da Delegacia Geral de Polícia, Laerte Marzagão Júnior, presidentes de Associações, como a dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), Marilda Pansonato Pinheiro; a dos Professores da Academia de Polícia (Apapesp), Dilermando Queiroz Filho; e da International Police Association (Ipa – Seção Brasil), Jarim Lopes Roseira; além de muitos diretores de departamentos da Polícia Civil. Também estavam presentes no plenário, o professor Décio Grisi, de quase 95 anos, funcionários e professores da Acadepol.

Na ocasião, procedeu-se, em primeira mão, à leitura do Projeto de Lei Complementar 12/2013, de autoria do deputado Fernando Capez, que determina que os valores pagos em retribuição às aulas ministradas pelos integrantes dos quadros das Polícias Civil e Militar sejam incorporados aos vencimentos, de conformidade com o disposto no artigo 133 da Constituição Estadual.

O evento teve execução dos hinos Nacional e da Polícia Civil e apresentação musical pelo Coral da Polícia Civil, composto por policiais civis e sob a regência da maestrina, a escrivã Ana Cristina Rodrigues de Pina. Toda a cerimônia foi filmada e exibida na íntegra pela TV Legislativa.

por Rina Ricci
Fotos: Daniella Quintella e Rina Ricci
site: Polícia Civil

5 comentários:

  1. Merecida a homenagem! Tudo na vida do Policial Civil começa na Acadepol! Parabéns para todos da Acadepol!
    tereza cristina

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA INICIATIVA EM HOMENAGEAR A ACADEPOL E SEUS EX-DIRETORES, EM ESPECIAL O DR. HAROLDO FERREIRA EX-DELEGADO CLASSE ESPECIAL E DE UMA BRILHANTE CARREIRA NA POLICIA CIVIL.
    Waldevir Bernardo.
    E-mail: historiadaaguarasa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Saudades da família do Dr. Haroldo Ferreira, trabalhei com ele 2 anos em Mogi das Cruzes.
    Jose Carlos Quiletti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou primo do Dr. Haroldo. se precisar entre em contato comigo. E-mail: waldevir@gmail.com

      Excluir
  4. Quiletti.
    Sou primo do Haroldo entre em contato comigo.
    waldevir@gmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir