quarta-feira, 29 de maio de 2013

ACADEPOL EXIBE VÍDEO-CONFERÊNCIA:“RACISMO, E EU COM ISSO?”

Na manhã de segunda-feira, (27), foi transmitida, pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), a palestra “Racismo, e eu com isso?”,  ministrada pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.



A ação é resultado de uma parceria entre Secretária de Segurança Pública e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que tem por objetivo promover a discussão sobre assuntos relevantes tanto para a área de justiça e cidadania como para a área de segurança pública.




A abertura foi realizada pelo Diretor da Acadepol, Mario Leite de Barros Filho, e pelo representante da Secretaria de Segurança Pública, Eduardo Dias de Souza Ferreira. Mário Leite ressaltou a importância de ações como essa para trilhar o caminho de uma segurança pública cidadã, com trabalhos realizados com base nos direitos humanos e na igualdade.



Após a abertura compuseram a mesa com o renomado filósofo o Delegado de Polícia Coordenador do Centro de Direitos Humanos da Academia de Polícia, Tabajara Novazzi, e a Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas, que mediou os trabalhos.



Durante a explanação, Cortella discorreu sobre as várias nuances do racismo, seja no Brasil ou no Mundo. Falou sobre seus aspectos históricos, culturais e, inclusive, sobre o racismo velado, que, nem sempre, é cometido de forma intencional. Com maestria colocou o tema sob o enfoque da segurança pública, de modo a favorecer a discussão sobre formas de pensamento e de atuação dos profissionais da área de segurança pública.


Ao final concluiu dizendo que “a melhor maneira de afastar fantasmas é ligar a luz. Para combater o racismo é preciso colocá-lo em evidência”.




A palestra foi transmitida em tempo real, do estúdio da FUNDAP, pelo sistema de Ensino a Distância da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para a Academia de Polícia e para dez núcleos de ensino da Polícia Civil do interior paulista: Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba, Campinas, Avaré, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Santos.



Policias civis de todo o Estado tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante formulando perguntas e expondo suas impressões sobre o tema.


Por DQESM – UIP/ACADEPOL
Fotos: Luciano Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário