quinta-feira, 9 de maio de 2013

ALESP PRESTA HOMENAGEM À ACADEPOL NO DIA 17 DE MAIO

 
No dia 17 de maio de 2013, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza sessão solene para prestar homenagem à Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” da Polícia Civil do Estado. O evento será realizado no Plenário Juscelino Kubitschek, às 20 horas.
A iniciativa da homenagem é do deputado estadual Fernando Capez e do presidente da Alesp, deputado Samuel Moreira.
História
A Acadepol, depois de ocupar vários imóveis, sendo o último um casarão na Rua da Glória, no bairro da Liberdade, já com a denominação de Academia de Polícia, por força do Decreto n° 52.213, de 1969, passou a ter por sede o atual prédio, inaugurado em 11 de maio de 1970, por meio de convênio celebrado com a Universidade de São Paulo (USP), na gestão do Dr. José César Pestana, cujo auditório principal tem seu nome.
Em 1975, pelo Decreto n° 6.919, recebe a denominação ACADEPOL e em 1983, pelo Decreto n° 20.872, esta escola foi elevada à categoria de departamento de Polícia.
Desde 1988, a teor do que dispõe a Lei n° 6.315, a Academia de Polícia denomina-se “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, em homenagem a um dos seus mais renomados professores e precursor do ensino da investigação policial no Brasil.
É à Academia de Polícia, desde 1987, que recai o compromisso de guardar o nome dos heróis que foram tombados no cumprimento do dever, em espaço especialmente criado no átrio e denominado “Galeria de Honra”.  


DGP/APCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário