terça-feira, 21 de maio de 2013

FBI conclui módulo de treinamento na Acadepol

Na manhã de sexta-feira (17), ocorreu na Academia de Polícia o encerramento da segunda etapa de cursos ministrados por agentes especiais do FBI (Federal Bureau of Investigation) a policiais do Estado de São Paulo.


O curso, com duração de cinco dias, faz parte do “Projeto de Cooperação” entre os Governos Brasileiro e Americano, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  



Neste segundo módulo o tema abordado foi “Técnicas Básicas de Investigação Criminal”.


Na abertura dos trabalhos, o Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Cursos Complementares, Edison Giatti Lahoz, e o sr. Ezio Veloso, representando o Diretor da seção de “Assuntos Internacionais de Narcóticos, Justiça e Segurança” (INL), enfatizaram, mais uma vez,  a importância dessa parceria, especialmente no tocante a troca de experiências entre as forças de segurança dos países envolvidos e a promoção de um combate sistematizado à criminalidade organizada/globalizada.




Os agentes especiais supervisores do FBI, Gregory Houska (FBI San Diego), Clifford Swindell (FBI Washington D.C.) e o agente especial Charles Shields (FBI New Jersey), com o auxilio de tradução simultânea, ministraram aulas durante toda a semana, oportunidade em que discorreram sobre diversos assuntos, dentre os quais, técnicas de escuta ativa, elementos do interrogatório, preparação de entrevistas, responsabilidades da equipe, mapeamento de local de crime, além de contar um pouco sobre a estrutura do FBI e de outras forças de segurança americanas.





O Delegado de Polícia Diretor da Acadepol,  Mario Leite de Barros Filho, encerrou o trabalhos com palavras motivacionais, parabenizando os alunos e enaltecendo o empenho e dedicação dos instrutores do FBI.

A seguir, o Diretor Mario Leite iniciou a entrega dos certificados.




Fonte: Acadepo / dqesm
Fotos: Haudrey Ferragonio




Nenhum comentário:

Postar um comentário