quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acadepol recebe homenagem pelos 100 anos de existência

Acadepol recebe homenagem pelos 100 anos de existência




A Academia de Policia “Coriolano Nogueira Cobra” recebeu na última sexta-feira, 17, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo,  homenagem pelos 100 anos de sua fundação, período em que é responsável pela seleção e treinamento de policiais civis, bem como pelo seu continuo aperfeiçoamento e especialização.



Ao longo destes anos a Acadepol, como é conhecida, já passou por alguns endereços até chegar, em 11 de maio de 1970, no atual, na Cidade Universitária. Para somar a essa estrutura, em 2009 foi inaugurado o Campus II em Mogi das Cruzes, que conta com grande estrutura de aprendizagem, sobretudo no que se refere ao aspecto operacional.




A iniciativa dessa homenagem foi da Assembleia Legislativa na voz do Deputado Estadual Fernando Capez, com apoio do Presidente da Assembleia, Deputado Samuel Moreira.




Neste dia foram várias as homenagens, a primeira ofertada pelo Deputado Fernando Capez ao Diretor da Academia, Mario Leite de Barros Filho, que recebeu placa comemorativa pelos relevantes serviços prestados na atuação de investigação e repressão à violência e criminalidade no Estado.



Também foram homenageados o Delegado de Polícia Antonio Carlos Vieira dos Santos, professor mais antigo da Academia, desde 1975; Edna Lima, de cargo administrativo, Chefe de Seção, funcionária desde 1976 e o Investigador de Polícia Aparecido Silva Santos, em exercício na Academia desde 1982.


 
O ex-diretor da Academia de Polícia, Haroldo Ferreira, também foi homenageado e saudado pelos presentes com uma salva de palmas.



Em seu discurso, o Diretor da Academia de Polícia, Mário Leite, discorreu sobre todos os setores da Casa de Ensino, ressaltando que no ano de 2012 aproximadamente 12.000 policiais passaram por treinamento especializado e, para tanto, contou com o trabalho de 610 professores que se empenharam na formação e capacitação de policiais em diversas áreas do conhecimento.



Mario Leite salientou “A missão da Academia de Polícia, muito mais que formar simples funcionários, é capacitar profissionais honrados, homens de caráter, compromissados com a segurança da sociedade e engajados na luta contra a criminalidade e violência”.



Após, foi apresentado a uma platéia com cerca de 300 pessoas, entre alunos, Delegados, professores e diversas autoridades, um vídeo institucional mostrando um pouco da história e das atividades da Academia de Polícia.


O Delegado Geral de Polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck, em seu discurso, salientou a importância do trabalho exercício na Academia, especialmente no tocante ao cuidado com a formação técnica do policial civil, de modo a atender com eficácia sua finalidade.



O Deputado Fernando Capez, após enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Academia de Polícia no decorrer destes cem anos, procedeu a leitura do Projeto de Lei Complementar nº 12/2013, de sua autoria, que determina que os valores pagos em retribuição às aulas ministradas pelos integrantes dos quadros das Polícias Civil e Militar sejam incorporados aos vencimentos, em conformidade ao que prevê a Constituição do Estado de São Paulo.



 
O evento contou com a presença de alunos, professores, policiais civis, representantes de entidades sindicais e associativas, além de inúmeras autoridades dos diversos poderes.



Durante o evento foram executados o Hino Nacional Brasileiro, bem como o Hino da Polícia Civil, pelo Coral e da Polícia Civil.



Fonte e fotos: DQESM/ Acadepol

3 comentários:

  1. Merecida a homenagem ao Dr. Haroldo Ferreira.
    Parabéns.
    Waldevir Bernardo.
    Site do Bairro da Água Rasa.

    ResponderExcluir
  2. Sou Sgt PM Ref, Jose Carlos Quiletti, se alguém me informar contato com Dr Haroldo Ferreira, fui motorista dele por dois anos de 1969 a 1971 em Mogi das cruzes. e-mail quiletti@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Carlos. Hoje enviei e-mail para você. Waldevir Bernardo.

      Excluir