quarta-feira, 29 de maio de 2013

Centenário da ACADEPOL

Discurso do Diretor da Acadepol durante homenagem à Academia de Polícia prestada pela Assembleia Legislativa alusiva ao centenário de sua fundação

             Agradeço ao Deputado Fernando Capez, um dos maiores parlamentares brasileiros, pela iniciativa de homenagear a Polícia Civil, por intermédio da Academia de Polícia, na data do centenário da sua fundação.


             Agradeço ao Exmo. Sr. Fernando Grella Vieira, Secretário da Segurança Pública, e ao Exmo. Sr. Luiz Maurício Souza Blazeck, Delegado Geral de Polícia, grandes homens públicos, pelo apoio e pela confiança em mim depositada para dirigir esta importante Instituição de Ensino.

             Agradeço aos professores, Delegados Divisionários de Polícia, Delegados Assistentes e a todos os funcionários da Academia de Polícia, que diariamente me ajudam no difícil, mas gratificante, trabalho de dirigir esta Casa de Ensino.



             Agradeço aos Diretores de Departamentos, Autoridades Policiais e policiais civis, que comparecem, nesta data, para homenagear esta Escola.

             Agradeço aos integrantes do Coral da Polícia Civil, que abrilhantam com maravilhosa música este importante evento.

             Senhoras e Senhores:

             “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.


            
 Essa frase de Fernando Pessoa, poeta e escritor português, retrata com fidelidade o surgimento da Academia de Polícia de São Paulo, há 100 anos.

             Realmente, esta Casa de Ensino nasceu do sonho de homens idealistas, que, no ano de 1913, fundaram a antiga Escola de Polícia, com o objetivo de capacitar os policiais civis para o exercício das suas relevantes atribuições, entre elas, se destacam a atividade de investigação criminal e a mediação de conflitos.

             O sonho destes Delegados de Polícia se transformou na maior escola de ensino policial civil da América Latina.

             A ACADEPOL é responsável pela seleção e formação dos novos policiais civis e, também, pela atualização dos conhecimentos daqueles que estão em atividade na Instituição.



             A Academia possui duas unidades docentes, Campus I - Cidade Universitária e Campus II - Mogi das Cruzes, com capacidade para formar 2000 (dois) mil alunos ao mesmo tempo.

             A ACADEPOL possui, ainda, 9 (nove) Núcleos de Ensino Policial Civil, localizados nos principais municípios do interior do Estado de São Paulo.

             Nossa Casa de Ensino conta com 610 (seiscentos e dez) professores, dos quais 11 (onze) doutores; 40 (quarenta) mestres e 77 (setenta e sete) especialistas.

             A Academia de Polícia, na vanguarda da transmissão de conhecimentos, conta com um moderno sistema de Ensino a Distância, para a capacitação dos policiais civis que residem nos municípios localizados no interior do estado.

             Esta Entidade de Ensino abriga em suas instalações o Museu do Crime de São Paulo, que preserva a história da Polícia Civil paulista, com um respeitável acervo na área da criminologia e criminalística.

             Este Departamento da Polícia Civil paulista também possui um moderno estande de tiro virtual, tecnologia que tem como objetivo dotar os policiais civis de maior controle sobre as armas, para a proteção dos cidadãos.


             A ACADEPOL criou o Centro de Estudos Superiores, com curso de pó-graduação, em nível de especialização, nas áreas de Direitos Humanos e Segurança Pública e Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal.

             Outro órgão importante da Academia é o Centro de Diretos Humanos e Segurança Pública, que desenvolve doutrina e ações no sentido de compatibilizar o rigor da atividade policial com o princípio da dignidade da pessoa humana.

             Para aquilatar as atividades docentes da Academia, basta dizer que, no ano passado, a Entidade de Ensino da Polícia Civil paulista formou e capacitou 12 (doze) mil policiais civis.

             Parafraseando Wolfgang Amadeus Mozart, que afirmou que “para fazer uma obra de arte não basta ter talento; não basta ter força; é preciso também viver um grande amor”, penso que foi exatamente este amor que moveu os servidores e professores da Academia de Polícia, ao longo da sua existência, batalhando pela continuidade deste sonho.

             Esta paixão incentivou os antigos Diretores da ACADEPOL a conduzir com brilhantismo e competência esta Casa de Ensino, mantendo acesa a chama deste sonho incandescente.

             Este sentimento contribuiu para transformar o Delegado de Polícia bandeirante em um dos mais respeitados profissionais do sistema de justiça criminal e a Polícia Civil paulista na maior e mais conceituada Instituição de Polícia Judiciária do país.



             A missão da Academia de Polícia, muito mais que formar simples funcionários, é capacitar profissionais honrados, homens de caráter, compromissados com a segurança da sociedade e engajados na luta contra a criminalidade e violência.

             Muito obrigado a todos os senhores e senhoras que vieram trazer o brilho de sua presença a esta solenidade.


Mário Leite de Barros Filho
Fotos: UIP/ACADEPOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário