sábado, 31 de agosto de 2013

Boletins eletrônicos já equivalem a 45% dos BOs em SP

 

Do portal da SSP-SP
_midia_Imagem_00019187Com uma média de 5.000 solicitações em todo o Estado por dia, os registros de ocorrências via Delegacia Eletrônica já equivalem a 45% do total dos boletins da cidade de São Paulo neste ano.
 
De janeiro a julho, foram mais de 331 mil boletins eletrônicos de ocorrências (BEOs) recebidos, ante 404 mil BOs registrados nos distritos policiais (DPs) da Capital.
 
Criado em 2000, o serviço tem sido utilizado com maior frequência a cada ano e tem na Capital sua maior procura. No total do Estado, os pedidos por boletins virtuais equivalem a mais de 37% dos boletins registrados fisicamente nos distritos policiais e delegacias especializadas.
 
A previsão da coordenadora da Delegacia Eletrônica, Adriana Sampaio Liporoni, é que 1,5 milhão de pessoas utilizem o serviço até o fim do ano.
 
A comodidade de se fazer o registro pela internet atende 11 tipos de ocorrências e as mais frequentes entre elas são as de furtos, incluindo de veículos, e as de perdas (documentos, celulares e placa de veículos).
 
Desde o ano passado, também é possível registrar via Delegacia Eletrônica casos de ameaça, injúria, difamação e calúnia. Além destes, a DE recebe registros de desaparecimento e localização de pessoas e acidente de trânsito sem vítimas.
 
Para a delegada, um dos principais benefícios do registro virtual das ocorrências se dá na própria ação policial. “Há uma realocação de policiais para atender a grande demanda da investigação do crime, que é o essencial”, afirma.
 
Outro ponto fundamental apontado por Liporoni é a economia gerado aos cofres do Estado. Um estudo realizado pela Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, de 2003 a 2010, revelou uma redução de R$ 31.043.605,84 nos gastos. Esses dados estão disponíveis no site do “Relógio da Economia”.
 
“Não foi somente o Estado que economizou, mas as pessoas também, uma vez que elas não precisaram se locomover a um distrito, gastando gasolina ou passagem. Além de não gastarem tempo, o que, hoje, é tão importante”, acrescenta.
 
Estudos estão sendo feitos para avaliar a possibilidade de aumentar os tipos de ocorrências que podem ser registradas na Delegacia Eletrônica. Ao mesmo tempo, um projeto prevê a reforma e a ampliação das instalações e do número de pessoas que trabalham na unidade.
 
D00019197
Como registrar um boletim virtual
 
Idealizada pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), o sistema foi criado pelo Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Para registrar uma ocorrência eletronicamente, é preciso escolher a natureza e preencher um formulário com todos os dados solicitados. Entre eles, é necessário informar um número de telefone e e-mail para contato.
 
Nos casos de furto veículos e desaparecimento de pessoas, um policial entra em contato em até uma hora com a vítima ou interessado. “Nestas duas ocorrências, é nosso compromisso estabelecer contato pelo telefone para entrevistar, confirmar dados e fornecer mais orientações”, diz a delegada.
 
Assim que o registro do boletim eletrônico é concluído, é enviado por e-mail um número de protocolo para acompanhamento.
 
Uma equipe de 120 policiais trabalha na análise dos casos que chegam. “As ocorrências são analisadas uma a uma, criteriosamente, por um policial civil. Eles recebem um treinamento rigoroso de, no mínimo, três meses para começarem a trabalhar na delegacia”, afirma Liporoni.
 
Depois de aprovado, o boletim vai automaticamente para o e-mail do solicitante e encaminhado ao DP da área para investigação. “Quando a ocorrência é deferida, todo o processo será realizado normalmente, como em qualquer outra delegacia presencial”, explica Liporoni, que está há quase quatro anos à frente da Delegacia Eletônica.
 
Com o BO, seguem também todas as orientações. No próprio site é possível acompanhar o andamento da ocorrência.
 
Os registros não aprovados, explica a delegada, ocorrem principalmente quando há inconsistências de dados, falsidade ideológica ou a impossibilidade de comunicação com a vítima. Mesmo que não aprovados, todas as solicitações de BEO são armazenadas em um banco de dados.
 
A delegada destaca ainda que, com o Departamento de Inteligência, busca-se aperfeiçoar e modernizar a Delegacia Eletrônica.
 
O serviço do registro de Boletim Eletrônico de Ocorrências pode ser acessado pelo portal da Secretaria da Segurança Pública. O serviço é 24h e também pode ser contatado pelo (11) 3311-3882, para dúvidas.
 
 As informações são do portal da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
[Foto: Divulgação/SSP]

Nenhum comentário:

Postar um comentário