sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Acadepol promove Implantação do Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial “Dr. Paulo Pereira de Paula”

Acadepol promove Implantação do Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial “Dr. Paulo Pereira de Paula”


Foi implantado, na manhã desta quinta-feira, 15, na Academia de Polícia do Estado de São Paulo, o “Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial “Dr. Paulo Pereira de Paula”.

O nome escolhido para o “Sistema de Ensino Virtual de Tiro Policial” é uma homenagem que da Polícia Civil presta ao brilhante Delegado de Polícia e Professor da ACADEPOL, “Dr. Paulo Pereira da Paula”, morto em agosto de 2012, vítima de latrocínio.

Na platéia, quase duzentas pessoas, entre policiais civis, amigos e familiares do Delegado acompanharam, de forma respeitosa, a justa homenagem póstuma.


Compuseram a mesa de honra o Delegado Geral de Polícia, Luiz Mauricio de Souza Blazeck; o Delegado Diretor da Academia de Polícia, Mario Leite de Barros Filho; o Delegado Diretor do DENARC, Marco Antonio Pereira Novaes de Paula Santos; o Delegado Diretor do DEMACRO, Paulo Afonso Bicudo, neste ato representando o Egrégio Conselho da Polícia Civil; o  Delegado Divisionário da Assistência Policial da Academia de Polícia, Ciro de Araújo Martins Bonilha, e o Delegado de Polícia e Professor Gaetano Vergine, na ocasião representando todo o corpo docente da Casa de Ensino.

Também estiveram presentes o Delegado Diretor do DIPOL, Edson Minoru Nakamura, o Delegado de Polícia Paulo Sumariva, representando o Delegado de Polícia Diretor do Deinter 5; o Delegado Divisionário Assistência Policial do DECAP, Rui Baracat Guimarães Pereira (além de colega de profissão, amigo e primo do homenageado).


Os familiares do homenageado, notadamente seu pai, o Delegado de Polícia aposentado Paulo Costa de Paula; sua mãe, Zanira Pereira de Paula; seus irmãos, o Médico Legista José Eduardo Pereira de Paula e o Delegado Federal José Eduardo Pereira de Paula; foram presenças marcantes na cerimônia.

A Delegada de Polícia e mestre de cerimônia Gisalaine Santanieli deu inicio a cerimônia  com a leitura de um breve resumo da trajetória policial do Delegado Paulo Pereira da Paula, com destaque ao início de sua carreira como Escrivão de Polícia em 1983, com a aprovação no concurso para a carreira de Delegado de Polícia no ano de 1990 e suas passagens pelo DEMACRO, DEINTER 3, DEIC, DEINTER 1, DECAP, DENARC; além de suas atividades como professor da ACADEPOL a partir do ano de 2002, quando foi aprovado como titular da disciplina de “Investigação Policial”, tendo sido responsável pela formação de inúmeros alunos nos núcleos de ensino no qual lecionou.

Após, como policial e primo do homenageado, o Delegado de Polícia Marco Antonio Pereira Novaes de Paula Santos  proferiu palavras de carinho, apreço, respeito e saudades.


A Delegada de Polícia da Assistência Policial da ACADEPOL, Márcia Heloisa Mendonça Ruiz, entregou um buquê de flores a senhora Zanira Pereira de Paula, simbolizando o reconhecimento e eterna gratidão da Polícia Civil e da Academia de Polícia ao Delegado Paulo Pereira de Paula, pelo exemplo de vida, brilhante trajetória e relevantes serviços prestados.


Mário Leite, em seu discurso, de forma consternada, saudou todos os presentes e explicou que colocar o nome de um Delegado com tantas qualidades em um sistema de ensino de vanguarda é uma forma eternizar sua memória e estimular as novas gerações de policiais civis. E, finalizou: “Policiais Civis que tombam no exercício da função, são verdadeiros heróis da Polícia Judiciária paulista, porque oferecem sua própria vida para proporcionar segurança e proteger a população, eles não morrem, pois sua imagem e seu espírito de luta permanecem vivos eternamente na memória e no coração de seus amigos, admiradores e familiares”.


O Delegado Geral de Polícia, em sua fala, disse que o simulador virtual é um lampejo visionário, uma forma de se usar as mais modernas tecnologias para o aperfeiçoamento de técnicas já utilizadas por policiais como o Dr. Paulo Pereira de Paula. Por fim  propôs uma reflexão: “Aprendamos com grandes homens da nossa história e do nosso presente que a maior virtude que um homem pode ter é a coragem, assim como o maior dever dos amigos é a gratidão”.


Após, todos os presentes foram convidados a participar do descerramento da placa que deu o nome ao “Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial” no andar superior da Academia de Polícia.


Sobre o “Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial”

O “Sistema Virtual de Ensino de Tiro Policial” tem por finalidade complementar o preparo do policial civil no tocante a disciplina de armamento e tiro. Por meio dessa ferramenta o policial é treinado para intervir em ocorrências através da criação de cenários cotidianos com visão periférica, verbalização e uso diferenciado da força. O sistema virtual conta com duas realidades, uma de tela plana e a outra com visão 300º (graus), ambas equipadas com pistolas e revólveres reais, somente havendo a substituição do cano real por um cano com sistema à laser. O simular reproduz imagens, sons e situações reais em alta definição e propicia ao policial uma interação muito próxima a realidade.


Fonte e fotos: Acadepol

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário