terça-feira, 20 de agosto de 2013

ACADEPOL e APAE: uma parceria a serviço da inclusão


ACADEPOL e APAE: uma parceria a serviço da inclusão

Na última quinta-feira, 15, o Delegado de Polícia Diretor da Acadepol, Mario Leite de Barros Filho, recebeu a visita de Marilena Ardore e Anna Beatriz L. P. Leite, respectivamente gerente e supervisora do serviço de promoção, proteção, defesa e garantia de direitos da APAE de São Paulo.

A visita, de caráter oficial, é resultado de tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo no sentido de se capacitar policiais para o atendimento e orientação de pessoas com deficiência intelectual que venham a se envolver em situações onde haja a necessidade de intervenção policial, seja como autor ou como vítima.

A proposta da Secretaria de Segurança Pública e da APAE encontra guarida na política da Polícia Civil e de sua Academia de Polícia no que se refere a aproximar, cada vez mais, sociedade e Polícia Civil; especialmente no tocante a promoção da pacificação social através ações pró-ativas como a mediação de conflitos e a inclusão social.

Desse modo, visando colocar em prática os objetivos colacionados, Mario Leite convidou para reunião de trabalhos os Delegados de Polícia, Edison Giatti Lahoz, Divisionário Divisão de Cursos Complementares, Dejair Rodrigues, Divisionário Divisão de Cursos Formação, Fabiana Sarmento de Sena, Supervisora da Unidade de Inteligência, e Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, Delegada da Assistência Policial.

Durante a reunião de trabalho Marilena Ardore teve a oportunidade de explicar sobre o comportamento e reações de pessoas com deficiência intelectual; ressaltando, inclusive, que essas deficiências podem assumir variados graus, muitas vezes, de difícil percepção.

Com base nas informações prestadas e na experiência da equipe da Acadepol, ficaram definidas pelo menos duas ações imediatas:

Preliminarmente, sob a batuta do Delegado Dejair Rodrigues e, com o fito de que os novos policiais saiam da Academia com conhecimento mais amplo e técnico sobre pessoas com deficiência intelectual, serão ministrados ensinamentos específicos aos novos alunos dos cursos de formação.

De outro lado, sob a coordenação do Delegado Edison Lahoz, ficou acertado a elaboração de cursos complementares para capacitação de policiais civis que já se encontram trabalhando; sendo que o primeiro curso, visando atingir o maior número de policiais possível, dentro de todo o Estado, ocorrerá pelo Sistema de Ensino a Distância – EAD. Para coroar essa nova parceria, ficou definido que a primeira turma a ser capacitada nesta área do conhecimento será a turma de Médicos Legistas, empossados em 08 de agosto.

Fonte e fotos: Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário