quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Polícia Civil lança sistema EAD e fala sobre a abertura do Curso de Treinamento em Grandes

Polícia Civil lança sistema EAD e fala sobre a abertura do Curso de Treinamento em Grandes Eventos - Copa 2014
 
05/02/2013 18:16:53 (464 leituras)
Foi realizado hoje (5), às 09h, no estúdio da FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), localizada no bairro de Pinheiros, o evento de abertura do Curso de Treinamento para Grandes Eventos – Copa/FIFA 2014 e do lançamento do Sistema de Ensino à Distância da Polícia Civil.
A abertura do evento teve a presença do delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck , do diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho, e da delegada de polícia da Delegacia Geral de Polícia Adjunta (DGPAD), Fernanda Herbella Maia, que após a abertura, ministrou palestra de como será a atuação da Polícia Civil na Copa 2014 e também sobre o avanço do sistema de ensino à distância da Polícia Civil.
Realizado por meio de videoconferência, pelo sistema Tec Reg – Programa de Tecnologia para Rede de Escolas de Governo, foram contatados, em tempo real, dez polos da Academia de Polícia e também o polo da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
Este programa é coordenado pela Secretaria de Gestão Pública e administrado pela FUNDAP, a qual em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil, será um novo canal de difusão do conhecimento e otimização de recursos materiais e humanos.
O delegado geral parabenizou a Academia de Polícia pela grandiosidade do projeto, o qual permitirá o contato permanente com os polos dos vários núcleos do Estado de São Paulo.

Delegado Mário Leite assume a presidência do Comitê de Gestão para assuntos pertinentes ao evento da Copa do Mundo 2014

No evento, Luiz Blazeck aproveitou para anunciar o nome de Mário Leite como Presidente do Comitê de Gestão da Copa do Mundo de 2014 (Portaria DGP nº 02/13), que tem como integrantes os delegados: Mauro Marcelo Lima e Silva (coordenador), Márcia Heloísa Mendonça Ruiz (membro), Fernanda Herbella Maia (membro), Francisco Petrarca Ielo Neto (membro), Margarete Francisca Correa Barreto (membro), Osvaldo Nico Gonçalves (membro) e Carla Priscila Del Nero (membro).
Mário Leite disse que o Curso de Treinamento para a Copa terá durante o ano de 2013, cinco blocos compostos de quinze temas diversos que contemplarão 150 policiais por módulo. O primeiro abordará o tema “Polícia Judiciária para Grandes Eventos – Lei Geral da Copa FIFA 2014”, e todos terão como objetivo fornecer conhecimentos complementares aos policiais civis, a fim de que possam exercer adequadamente suas funções durante os eventos esportivos.

Delegada ministra 1ª aula de ensino à distância da Polícia Civil

Conectados pelo sistema TecReg, todos os diretores, seccionais, professores e alunos puderam falar on-line com o delegado geral e o presidente do Comitê da Copa, bem como assistir a palestra da delegada Fernanda Herbella Maia, que passou, na data de hoje, a fazer parte da história da Academia de Polícia como a primeira professora a proferir uma aula on-line em ensino à distância.
Fernanda traçou um panorama geral sobre o papel da Polícia Civil na Copa, que é, juntamente com o governo estadual e as cidades sedes, garantir a segurança durante os eventos. Ela citou a importância da SEGE (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos), órgão central com o padrão de segurança estabelecido pela FIFA, ao qual todas as esferas federais, estaduais e municipais estarão ligadas durante o tempo de duração do evento.
Outra Resolução, feita no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, a de número 38, também foi citada por Fernanda, a qual instituiu a Comissão Paulista de Segurança da Copa do Mundo, dividida em três grandes setores: o gabinete de gestor, o grupo executivo e grupos de trabalho de todos os departamentos. Esta Resolução é de suma importância, pois disciplina toda a Copa do Mundo no âmbito da SSP.
Ela também destacou as atribuições estabelecidas para a Polícia Civil na Copa, que terá como base uma filosofia de Polícia Comunitária, disciplina já inserida há algum tempo na grade curricular da ACADEPOL, e ressaltou a necessidade de se preocupar ainda mais com esta filosofia para o evento da Copa.
Por: Marta Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário