terça-feira, 26 de novembro de 2013

Secretário destaca queda de homicídios em SP pelo 7º mês

 

Em entrevista, o secretário falou também sobre a redução de 28% nos casos de homicídio na Capital

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, destacou nesta sexta-feira (25) o trabalho das polícias que resultou na redução, pelo sétimo mês consecutivo, dos homicídios dolosos no Estado de São Paulo. O recuo de 22,4% acontece ao mesmo tempo em que há uma elevação recorde no número de prisões.

“A redução dos casos de homicídio é a maior no mês desde abril de 2008”, ressaltou Grella. Segundo os dados divulgados hoje pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria, o total passou de 504 para 391, numa redução de 113 casos.

A queda também se deu no período de janeiro a outubro comparado com os mesmos 10 meses de 2012 (3,8%). “Se essa tendência de queda se confirmar, vamos fechar o ano com uma taxa próxima da recomendada pela Organização Mundial da Saúde”, afirma o secretário. A indicação da OMS é de 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

As estatísticas da criminalidade, apresentadas durante entrevista coletiva hoje na seda da pasta, na região central da Capital, também apontam que 141.536 prisões foram realizadas em 2013, um total 16,08% maior que o do ano passado, entre janeiro e outubro.

Entre as medidas que visam aprimorar a eficiência das polícias, o secretário citou o lançamento do Relatório Analítico Gerencial de Inteligência de Segurança Pública (Ragisp), ferramenta que auxilia a planejar o policiamento. “O sistema permite que os policiais tenham as informações sobre os locais críticos na ocorrência dos principais crimes”, afirma.

O programa, que unifica informações das polícias Civil e Militar, aponta os locais de maior incidência de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), estupro, além de todos os tipos de furtos e roubos e mostra.

Roubos podem ser registrados via internet

Medida anunciada durante a entrevista coletiva de imprensa desta segunda-feira (25), a Delegacia Eletrônica foi ampliada e passa a registrar boletins de ocorrência para roubos de veículo. A expansão continua em 15 dias, quando os roubos a transeuntes e de objetos também poderão ser informados pela internet.

“Quando a vítima do roubo sofre lesão corporal, entretanto, o crime não poderá ser denunciado de maneira eletrônica, já que é necessária perícia”, explica o secretário. Até agora, a delegacia atendia 11 tipos de crimes.

Com essa medida, segundo Grella, as notificações de crimes devem aumentar. Para o secretário, o vão proporcionar uma visão aumento desses indicadores criminais e a redução das chamadas subnotificações cada vez mais correta da situação da segurança em São Paulo.

“Em setembro, uma pesquisa apontou que 70% das vítimas de roubos não informam à polícia sobre as ocorrências”, disse, ao lembrar a “Pesquisa de Vitimização” do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). O mesmo estudo, que analisou uma década entre 2003 e 2013, apontou uma redução de 13,8% nos casos de roubo contra a pessoa.

Desmanches 

O secretário ainda lembrou que um projeto de lei que acaba com o comércio ilegal de autopeças também pode contribuir para a queda nos roubos no Estado. 

O projeto, de autoria do governador Geraldo Alckmin e inédito no país, pede a cassação da inscrição estadual de desmanches que não estiverem de acordo com a legislação. Os comércios deverão se credenciar junto à Secretaria da Fazenda e avisar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para, assim, comercializarem legalmente peças de veículos.

“O combate aos crimes que envolvem veículos vão ajudar na redução dos latrocínios, que são os roubos que não dão certo.”


 

Rafael Iglesias

Nenhum comentário:

Postar um comentário