terça-feira, 12 de novembro de 2013

Acadepol promove evento alusivo aos 25 anos da Constituição Federal com palestra do jurista Ives Gandra Martins

A Academia de Polícia do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta terça-feira (12), evento em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal de 1988.



Para abrilhantar o evento o Delegado de Polícia Diretor, Mário Leite de Barros Filho, convidou o advogado e jurista Ives Gandra da Silva Martins, que escolheu como tema de sua palestra: “A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988”.


Mário Leite iniciou o evento dizendo que se tratava de um dia alegre e triste. Alegre, pela presença do notável convidado, que ao longo de sua trajetória vem interpretando o Direito de forma imparcial, sempre com foco na legalidade e no Estado Democrático de Direito. Contudo, por outro lado, era um dia triste, pois na noite anterior faleceu o Deputado Federal Constituinte Farabulini Junior, que tanto lutou pelas prerrogativas da Polícia Judiciária na Assembléia Constituinte.


Lembrou que existem datas de extrema importância para a Polícia Judiciária: o surgimento da Polícia Civil no Brasil, 1808; a criação do cargo de Delegado de Polícia, 1841; a criação da Polícia Civil de carreira no Estado de São Paulo, 1905; e a inserção da Polícia Judiciária no texto da Constituição Federal de 1988, motivo desta comemoração.


Depois, o Delegado de Polícia Diretor pediu um minuto de silêncio pela memória do Deputado e prestou uma homenagem aos familiares desse homem imortal, com a entrega de um certificado ao seu filho, o Delegado de Polícia e Professor Ricardo Farabulini.


Ricardo Farabulini, com a voz consternada, agradeceu a homenagem e fez um breve relato sobre o trabalho que seu pai realizou durante toda uma vida, com foco, principalmente, na defesa da Polícia Judiciária, da legalidade e da sociedade.


O ilustre palestrante também iniciou sua fala com uma homenagem ao amigo Farabulini Junior, a quem teceu elogios de ordem pessoal e profissional. Após, fez breves considerações sobre todo o processo constituinte até chegar na questão da investigação criminal, que reafirmou, como tem feito em seus artigos, entrevistas e palestras, ser de competência exclusiva da Polícia Judiciária.


Defendeu, ainda, que a exclusividade da investigação criminal configura muito mais do que um aspecto puro da legalidade, mas verdadeiro equilíbrio e forma de justiça na relação processual penal.


Ao término de sua explanação, após efusiva salva de palmas, o ilustre palestrante recebeu um certificado das mãos do Delegado e amigo, Mauricio Genofre, e do Delegado de Polícia Diretor do DEMACRO, Paulo Afonso Bicudo, na oportunidade representando todos os Diretores da Polícia Civil.


O evento contou, ainda, com a participação do Delegado de Polícia Diretor do DIPOL, Edson Minoru Nakamura, do Delegado de Polícia Diretor do DEINTER 7, Julio Gustavo Vieira Guerbert, além de outras autoridades e convidados.

Fonte e fotos: Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário