sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Delegado Geral participa do "Prêmio Franco Montoro" no Palácio dos Bandeirantes

 
Durante a solenidade de premiação, o secretário Fernando Grella assinou a nova regulamentação dos Consegs
O delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, participou na noite desta terça-feira (19), da 7ª edição do Prêmio Franco Montoro. A premiação organizada pela Coordenação dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), reconhece o trabalho dos voluntários e presta homenagem ao ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro (1916-1999), criador dos conselhos comunitários. O evento foi realizado no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.
Além de Mauricio Blazeck, também participaram da solenidade: o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante da PM, Cel Benedito Roberto Meira, a superintendente da Polícia Tecnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso; o coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto e Ricardo Montoro, representando a Família Montoro.
Entre os presentes, merecem destaque ainda, o diretor do Decap, Domingos Paulo Neto; o diretor do Demacro, Paulo Afonso Bicudo e o delegado diretor da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário ( APC/GS), Carlos Roberto Benito Jorge, além de  delegados de polícia de diversas regiões do Estado.
Os Consegs foram criados pelo governador de São Paulo, André Franco Montoro, por força do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985. Cada Conseg é composto por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem, mensalmente, de forma voluntária, fora do horário do expediente e, em local de fácil acesso à população. O objetivo das reuniões é discutir e planejar soluções para os problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar os laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conseg é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, sendo coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, que tem como representantes, em cada unidade, o comandante da Polícia Militar da área e o delegado de polícia (titular) do distrito policial correspondente.
Os três melhores Conselhos de Segurança que se destacaram em 2013, receberam placas comemorativas pelos trabalhos realizados: Na categoria “Segurança Sustentável”, foi premiado o Conseg de Cabreúva, pelo projeto “Brigada de Incêndio”; na avaliação de “Prevenção criminal e de violência – Projetos de Conscientização Social”, o prêmio foi para o Conseg de Vinhedo, com o projeto “Vizinhança Solidária”; na terceira categoria “Segurança comunitária na educação, cultura e integração social”, que premiou os voluntários do Conseg Parque São Rafael, na zona leste de São Paulo.
Durante a solenidade, o secretário Fernando Grella assinou a nova regulamentação dos Consegs que atualiza as normas de atuação dos conselhos e inclui 25 artigos, que têm como objetivo aprimorar a atuação dos grupos locais.
A principal mudança é a que prevê a criação dos Núcleos de Atuação Local, para as cidades do interior que tem grande extensão territorial, mas poucos habitantes e apenas um Conseg. Os núcleos poderão ser criados para fazerem encontros com comunidades de bairros específicos como locais da zona rural”, destacou o secretário Fernando Grella.
Outra novidade do regulamento é a criação de duas categorias de membros: os de instituições públicas e os representativos, como funcionários de empresas e comércios da região.
Por fim, Grella ressaltou outro ítem importante: “A criação de um curso de capacitação para todo esse pessoal que se integrar aos Consegs. Ele será ministrado por unidades de ensino de instituições policiais e fará com que os futuros conselheiros tenham mais elementos para entender as políticas de segurança pública e para cobrar resultados mais efetivos das polícias e da Secretaria de Segurança Pública”.

Wilson Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário