Durante a solenidade de premiação, o secretário Fernando Grella assinou a nova regulamentação dos Consegs
O delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, participou na noite desta terça-feira (19), da 7ª edição do Prêmio Franco Montoro. A premiação organizada pela Coordenação dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), reconhece o trabalho dos voluntários e presta homenagem ao ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro (1916-1999), criador dos conselhos comunitários. O evento foi realizado no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.
Além de Mauricio Blazeck, também participaram da solenidade: o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante da PM, Cel Benedito Roberto Meira, a superintendente da Polícia Tecnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso; o coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto e Ricardo Montoro, representando a Família Montoro.
Entre os presentes, merecem destaque ainda, o diretor do Decap, Domingos Paulo Neto; o diretor do Demacro, Paulo Afonso Bicudo e o delegado diretor da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário (
Os Consegs foram criados pelo governador de São Paulo, André Franco Montoro, por força do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985. Cada Conseg é composto por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem, mensalmente, de forma voluntária, fora do horário do expediente e, em local de fácil acesso à população. O objetivo das reuniões é discutir e planejar soluções para os problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar os laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conseg é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, sendo coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, que tem como representantes, em cada unidade, o comandante da Polícia Militar da área e o delegado de polícia (titular) do distrito policial correspondente.
Os três melhores Conselhos de Segurança que se destacaram em 2013, receberam placas comemorativas pelos trabalhos realizados: Na categoria “Segurança Sustentável”, foi premiado o Conseg de Cabreúva, pelo projeto “Brigada de Incêndio”; na avaliação de “Prevenção criminal e de violência – Projetos de Conscientização Social”, o prêmio foi para o Conseg de Vinhedo, com o projeto “Vizinhança Solidária”; na terceira categoria “Segurança comunitária na educação, cultura e integração social”, que premiou os voluntários do Conseg Parque São Rafael, na zona leste de São Paulo.
Durante a solenidade, o secretário Fernando Grella assinou a nova regulamentação dos Consegs que atualiza as normas de atuação dos conselhos e inclui 25 artigos, que têm como objetivo aprimorar a atuação dos grupos locais.
“A principal mudança é a que prevê a criação dos Núcleos de Atuação Local, para as cidades do interior que tem grande extensão territorial, mas poucos habitantes e apenas um Conseg. Os núcleos poderão ser criados para fazerem encontros com comunidades de bairros específicos como locais da zona rural”, destacou o secretário Fernando Grella.
Outra novidade do regulamento é a criação de duas categorias de membros: os de instituições públicas e os representativos, como funcionários de empresas e comércios da região.
Por fim, Grella ressaltou outro ítem importante: “A criação de um curso de capacitação para todo esse pessoal que se integrar aos Consegs. Ele será ministrado por unidades de ensino de instituições policiais e fará com que os futuros conselheiros tenham mais elementos para entender as políticas de segurança pública e para cobrar resultados mais efetivos das polícias e da Secretaria de Segurança Pública”.
Wilson Elias
|
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Delegado Geral participa do "Prêmio Franco Montoro" no Palácio dos Bandeirantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário