segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ENSINO A DISTÂNCIA DA POLÍCIA CIVIL NO PERÍODO DE NOVE MESES CAPACITOU 4.000 POLICIAIS

Neste mês de novembro a Acadepol completa nove (09) meses de implantação do Sistema de Ensino à Distância – EAD.

O EAD é umas das formas de ensino e capacitação mais democráticas no compartilhamento do conhecimento, pois permite atingir um grande número de alunos em diferentes localidades.


O Sistema de Ensino à Distância da Polícia Civil foi implantado em fevereiro de 2013, e inaugurado com a “Abertura do Curso de Treinamento para Grandes Eventos - Copa/Fifa 2014”.

As aulas são ministradas em um estúdio da FUNDAP e transmitidas simultaneamente para uma sala na Academia de Polícia – Capital, além dos núcleos do interior paulista: São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Avaré.


O sistema permite que policiais e professores de todo Estado acompanhem o conteúdo dos cursos em tempo real, podendo formular perguntas e interagir a qualquer tempo.

Neste período, foram realizados cursos e palestras sobre diversos temas, como: Racismo, e eu com isso?; Identificação humana pela voz; Programa de Execução Orçamentária e Financeira; Fundamentos Psicológicos da Solução Pacífica de Conflitos; Planejamento Orçamentário e Execução Financeira na Polícia Civil: Aspectos Práticos; Crime organizado; Curso de Crimes Eletrônicos; Bolsa Eletrônica de Compras – BEC.


A tecnologia utilizada é do Programa de Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo (TecReg).

Com essa tecnologia já foi possível compartilhar o conhecimento com mais de quatro mil (4.000) policiais em apenas nove meses.

Esse novo método de ensino além de permitir a interação simultânea entre policiais das várias regiões do Estado, também otimiza recursos materiais e humanos, sobretudo no que tange ao deslocamento, que em determinados núcleos pode chegar a mais de 500 quilômetros da capital, o que gera considerável economia ao erário, além de poupar afastamentos da rotina de trabalho e dos familiares.



O sucesso desta modalidade de ensino é tão grande que a Academia de Polícia vem buscando novas formas de aperfeiçoar e democratizar o ensino.

Por essa perspectiva, encontra-se em estudo a implantação do sistema “moodle”, que permitirá aos policiais civis a participação em cursos através de acesso pela INTERNET, o que poderá ser feito não apenas dos Núcleos de Ensino, mas, também, em na própria residência.



Segundo o entendimento do Delegado Diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho, o EAD é um instrumento importante porque propicia a democratização do Ensino Policial Civil.



A  implantação e o crescimento deste moderno modelo pedagógico só foi possível graças ao esforço e dedicação de profissionais como os Delegados de Polícia Edison Giatti Lahoz, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, Vagner Bertoli, Fabiana Sarmento de Sena, além de muitos outros policiais da Acadepol.

Fonte e fotos: Acadepol



Nenhum comentário:

Postar um comentário