domingo, 17 de novembro de 2013

Acadepol comemora 25 anos da Constituição Federal com palestra do jurista Ives Gandra Martins

 
A Academia de Polícia do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta terça-feira (12), evento em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal de 1988.
A solenidade contou com a participação do advogado e jurista Ives Gandra da Silva Martins, que ministrou palestra com o tema: “a investigação criminal pela polícia judiciária à luz da Constituição Federal de 1988".




















O diretor da Academia de Polícia, Mário Leite iniciou o evento dizendo que se tratava de um dia alegre e triste. Alegre, pela presença do notável convidado, que ao longo de sua trajetória vem interpretando o Direito de forma imparcial, sempre com foco na legalidade e no Estado Democrático de Direito. Por outro lado, era uma data triste, pois na noite anterior faleceu o deputado federal Farabulini Junior, que tanto lutou pelas prerrogativas da Polícia Judiciária na Assembleia Constituinte.
 
Na ocasião, o diretor pediu um minuto de silêncio pela memória do deputado e prestou uma homenagem aos familiares desse homem imortal, com a entrega de um certificado ao seu filho, o delegado de polícia e professor Ricardo Farabulini.
 
O delegado Farabulini  agradeceu a demonstração de carinho e fez um breve relato sobre o trabalho que seu pai realizou durante toda uma vida, com foco, principalmente, na defesa da Polícia Judiciária, da legalidade e da sociedade.
 
Ives Gandra também iniciou sua fala com uma homenagem ao amigo Farabulini Junior, a quem teceu elogios de ordem pessoal e profissional. Após, fez breves considerações sobre todo o processo constituinte até chegar à questão da investigação criminal, que reafirmou, como tem feito em todos seus artigos, entrevistas e palestras, ser de competência exclusiva da Polícia Judiciária.
 
Defendeu, ainda, que a exclusividade da investigação criminal configura muito mais do que um aspecto puro da legalidade, mas verdadeiro equilíbrio e forma de justiça na relação processual penal.
Ao término de sua explanação, o ilustre palestrante recebeu um certificado das mãos do delegado e amigo, Mauricio Genofre, e do delegado de polícia diretor do Demacro, Paulo Afonso Bicudo, na oportunidade representando todos os diretores da Polícia Civil.
O evento contou, ainda, com a participação do delegado de polícia diretor do Departamento de Inteligência (Dipol), Edson Minoru Nakamura, do delegado de polícia diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – Deinter 7 (Sorocaba), Julio Gustavo Vieira Guebert, além de outras autoridades e convidados.
 
Fonte e fotos: Acadepol                                                                        
 
Colaboração: Adriana Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário