sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cerimônia de outorga da Medalha “Coriolano Nogueira Cobra” acontece na Acadepol

Aconteceu, no átrio da Academia de Policia do Estado de São Paulo, na última quinta-feira, 28 de novembro, solenidade de outorga da Medalha “Coriolano Nogueira Cobra”.



O evento teve por objetivo homenagear os professores do quadro da Academia de Polícia que, durante 20 e 30 anos, dedicaram-se com afinco a complexa arte do magistério policial. Além disso, foram agraciados com a medalha os professores que atingiram a aposentadoria compulsória e in memoriam.




Na ocasião, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a instituição policial de ensino, foram, também, homenageadas ilustres personalidades: Antonio Carlos da Ponte, Secretário Adjunto da Segurança Pública; Régis Fernandes de Oliveira, jurista; Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal; Luiz Flavio Gomes, professor e jurista; Fernando Capez, Deputado Estadual; Guido Arturo Palomba, psiquiatra forense; e Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança da OAB/SP.




Por trinta (30) anos de exercício do magistério policial receberam a “Medalha de Ouro” os professores Ricardo Cardoso de Mello Tucunduva e Osvaldo Negrini Neto.




Para a categoria medalha de prata, com professores com pelo menos vinte (20) anos de docência, foram condecorados oitenta (80) professores, que ao longo dos últimos vinte anos foram responsáveis pela seleção e treinamento de policiais civis de todo o Estado de São Paulo.




A seguir, foram homenageados os professores que atingiram a aposentadoria compulsória, sendo eles, Carlos Alberto Marchi de Queiroz, Valdir Bianchi e Gilberto Carlos Fernandes; que muito contribuíram com a formação dos policiais dessa instituição.




A cerimônia atingiu o ápice da emoção por ocasião das homenagens póstumas, momento em que familiares receberam, em nome dos entes queridos, a condecoração in memoriam. Foram homenageados os saudosos professores: Alcides Hipolito do Rego Filho; Antonio Carlos Corsi; Conrado Pires; Jair de Castro Oliveira; José Carlos Gomes; Nelson Casagrande Junior; Paulo Pereira de Paula; Robson Lancelotti Ernesto; Sergio Guimarães Alfieri e Willian Ribeiro da Silva.




Após a outorga das medalhas, o Diretor da Academia da Polícia, Mario Leite de Barros Filho, agradeceu a presença de todos e felicitou os professores agraciados; oportunidade em que, mais uma vez, afirmou acreditar no ensino e no treinamento como as armas mais poderosas e eficazes no combate a criminalidade e promoção da justiça. Por fim, com alegria e respeito, ressaltou a presença da filha e neta do Delegado e Professor que batiza esta Academia de Polícia e a “Medalha” em outorga, Delegado Dr. Coriolano Nogueira Cobra.




Mário Leite, prestou, ainda, uma homenagem ao Delegado Geral de Polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck, em virtude de estar há um ano a frente da Delegacia Geral de Polícia e pelo fato de ter, neste período, alcançado excelentes resultados.




O Delegado Geral, em suas palavras, agradeceu a deferência e parceria de todos os colegas que vêm contribuindo para o sucesso de sua gestão. Ressaltou que os objetivos só podem ser alcançados com humildade, lealdade, perseverança e trabalho; sendo que é dessa forma que vem trilhado seus passos para guiar essa instituição centenária, que é a Polícia Civil.




Por fim, o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte, citou aos professores homenageados uma frase de Clarice Lispector “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.” Destacando com essa frase que a certeza do futuro de nossa instituição está no trabalho dos nossos professores, que lutam com as ferramentas disponíveis para formar os policiais que irão exercer suas funções junto à população.




Após, a cerimônia foi encerrada com a execução do Hino da Polícia.





Fonte e fotos: Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário