quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Polícia Civil do Rio de Janeiro se prepara para ser uma das mais modernas do país

  » Texto: Marcelle Colbert // Fotos: Salvador Scofano
Tecnologia auxiliará formação policial na Cidade da Polícia, que está sendo construída no Jacaré


A Polícia Civil se prepara para ser uma das mais modernas do país. Na Cidade da Polícia, que está sendo construída no Jacaré, Zona Norte do Rio, os policiais contarão com equipamentos de última geração, como estande e casa de tiros e comunidade cenográfica que faz parte do Centro de Treinamento da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O complexo será o mais tecnológico da América Latina.

Além da modernidade, a autossustentabilidade é a principal característica do novo estande de tiros que está sendo montado na futura sede das delegacias especializadas. O projeto pioneiro foi desenvolvido pela Polícia Civil e já está sendo implementado pela mesma empresa americana responsável pela tecnologia utilizada nos estandes do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.

- Todos os produtos sólidos da prática do tiro, como o chumbo, serão reciclados e não contaminarão o solo. Inclusive, o material reciclável poderá ser vendido. O ar estará protegido por filtro, que ira separar as impurezas. Além disso, os policiais poderão comandar os seus alvos, simulando a movimentação de um criminoso - explicou o responsável de Logística e Projeto da Core, inspetor Wagner Franco.

No espaço da Polícia Civil, a casa de tiro, onde será possível usar explosivos, simulando arrombamentos em imóveis, está em fase final de construção. O local será mobiliado para que as equipes de operação tática possam simular operações, se aproximando cada vez mais da realidade.

- Todo esse sistema de balística e segurança, e a sustentabilidade do estande e da casa de tiros foi orçado em R$ 4 milhões. A previsão é de que os espaços de treinamento sejam concluídos até o fim de dezembro - afirmou o inspetor da Polícia Civil.

Projeto da comunidade cenográfica está pronto

Depois de sua inauguração, no início de 2013, a Cidade da Polícia terá a comunidade cenográfica, com barracos, lajes e becos, construída especialmente para simular confrontos e esconderijos de criminosos. O projeto, montado a partir da experiência dos policiais em ações em comunidades do Rio de Janeiro, já está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário