sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Com mais 134 empossados, SP formará 318 delegados

 

Candidatos vindos de todas as regiões do país estudaram durante meses - e alguns até anos - para conseguir passar no concorrido concurso paulista para delegado de polícia. Dos 22.624 inscritos, 318 conseguiram - sendo que 184 já estão em fase de estágio. Os 134 remanescentes receberam, durante um evento na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, o distintivo e a funcional da Polícia Civil, além de assinarem o termo de posse, na presença de familiares e amigos.
 
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância da posse. “A segurança pública ganha energia nova e um time novo em uma atividade essencial. Cada um dos futuros delegados vai fazer a diferença na sociedade e quem ganha com isso é a população”, disse.
 
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, também comentou sobre a carreira. “Os empossados trabalharão com dedicação, seriedade, ética, competência e coragem, além de inabalável disposição para servir à sociedade”, afirmou.
 
Os novos delegados farão um curso de formação de três meses na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e passarão por estágio de um mês. Ao todo, 318 novos delegados vão reforçar a Polícia Civil em todas as regiões do Estado.
 
Conforme falou o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck, o objetivo não é apenas formar um delegado, mas um profissional competente para atender à população. “Não são apenas policiais, são também autoridades policiais, que se destinam a servir a população paulista, atendendo com imparcialidade e interesse, dedicação e respeito, a todos os conflitos sociais apresentados”, disse.
Além do governador, do secretário e do delegado-geral, o evento contou com a presença do delegado-geral adjunto, Valmir Eduardo Granucci, do diretor da Acadepol, Paulo Afonso Bicudo, do comandante geral da Polícia Militar, o coronel Benedito Roberto Meira, e do superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, além de diversas autoridades civis e militares.
 
Primeiros colocados
Edmar Rogério Dias Caparroz, de 34 anos, foi o primeiro colocado das vagas remanescentes do concurso e recebeu o distintivo de policial civil e a carteira funcional das mãos do governador. O aluno lembrou que se preparou muito para chegar ao cargo. “Para mim foi uma luta constante. Ensino, abdicação e foco total nos estudos, durante quatro anos, até conseguir a tão sonhada aprovação”, afirmou.
 
O segundo classificado, Oto Sérgio Silva de Araújo Júnior, 26 anos, veio de Salvador, na Bahia, para prestar o concurso. O futuro delegado, que recebeu o distintivo e a carteira entregues pelo secretário da Segurança, conta que sempre quis seguir a carreira, mas em São Paulo. “É um sonho estar aqui. Eu vim para cá com a vontade de ser delegado. A estrutura da Polícia Civil de São Paulo é uma das melhores do país”, disse.
 
Com 13 anos de experiência como investigador, o terceiro colocado no concurso, Renato de Oliveira Mazaia, 35 anos, ganhou o distintivo e a funcional das mãos do delegado-geral. Para ele, o cargo é uma evolução em sua carreira. “Já entrei na Polícia com a pretensão de ser delegado. Entrei como investigador, fiz a faculdade e agora estou dando continuidade na profissão, sempre com o intuito de prestar um bom serviço para a população”, conta.
 
Novos delegados
 
Os 106 homens e 28 mulheres começarão, amanhã (13), o curso de formação técnico-profissional de delegado de polícia, na Acadepol. Durante os próximos 90 dias, os futuros delegados terão aulas de armamento e tiro; conduta policial; criminalística; criminologia; defesa pessoal; direito administrativo disciplinar; direitos humanos; informática, inteligência e investigação policial; medicina legal; polícia comunitária; entre outras.
 
Para Henrique Kästner Junior, 34, apesar da conquista, ainda há muito pela frente. “O trabalho mesmo ainda não começou. Pretendo auxiliar a Polícia a melhorar ainda mais, ajudando a prestar um bom serviço à sociedade”, disse. A esposa do empossado, a juíza Érica Marcelina Cruz, de 32 anos, comentou que Polícia ganhou profissionais competentes. “Após tanta dedicação, serão bons delegados e farão o serviço com muito esmero”.
 
Ao término do curso, os alunos passarão por um mês de estágio em distritos policiais, para ganharem experiência. No final, os novos delegados serão distribuídos para todas as regiões do Estado. Durante três anos, ainda serão avaliados semestralmente.
 
Mais policiais
 
Em outubro deste ano, 288 agentes de telecomunicação tomaram posse. Em maio, a Polícia Civil foi reforçada por 568 investigadores e 245 escrivães.
 
Estão em andamento concursos públicos para desenhista (sete vagas), médico legista (44), perito criminal (103), investigador (433), escrivão (244) e agente policial (391).
 
Também já foram autorizados pelo governador processos seletivos para atendente de necrotério, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista e de necropsia. Alckmin anunciou ainda a seleção de mais médicos legista.


Rodrigo Paneghine

Nenhum comentário:

Postar um comentário