quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Distribuição de cartilhas para vítimas de crime mobiliza Metrô Sé


Eloisa Arruda distribui cartilhas “Da dor à Busca por Justiça” para usária do Metrô Sé Eloisa Arruda e Cristiane Pereira distribuem a cartilha “Da dor à Busca por Justiça” na estação do Metrô Sé

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e funcionários do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) não se intimidaram com a movimentação intensa da maior estação de São Paulo e entregaram a cartilha “Da dor à Busca por Justiça”, sobre orientações às vítimas de violência, aos usuários do Metrô Sé. A “força-tarefa” resultou em mais de 500 cartilhas distribuídas em menos de uma hora.

A coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira, organizou a ação na tarde de terça-feira (18/12), com o objetivo de ampliar a divulgação dos serviços de atendimento do Cravi, que terá sua estrutura ampliada pelo governo Geraldo Alckmin. Além dos técnicos e psicólogos do programa, ela teve suporte da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Juliana Armede, na missão de entregar a cartilha ao público.
Juliana Armede entrega carilha e orienta jovens na estação Sé do Metrô Eloisa Arruda mostra cartilha a usuário do Metrô

“Da dor à Busca por Justiça” foi desenvolvida pelos técnicos do Cravi com a participação de dois usuários do programa. A maioria deles relata dificuldades para obter informações após a morte de familiares. “Os usuários opinaram sobre as orientações que poderiam ser acrescentadas, sobre dados que faltaram a eles durante o programa”, explicou o psicólogo Bruno Fedri.
Bruno Fedri distribui cartilhas na estação Sé do Metrô Eloisa Arruda explica como funciona o Cravi a usuária do Metrô

O material é voltado a familiares e vítimas de ameaça de morte, lesão corporal, homicídio e latrocínio tentado. Aborda esses crimes de forma a facilitar a busca de ajuda e apoio. “Usamos uma linguagem simples para toda a população”, considerou Cristiane. “Fizemos um detalhamento sobre as funções de órgãos públicos, como o Instituto Médico Legal (IML), Polícias Civis e Militares, sobre o papel do juiz, do promotor, do delegado, do psicólogo e do assistente social, para que as pessoas tenham esclarecimento maior”.

Mais ações serão elaboradas em 2013. Cristiane pretende distribuir a cartilha nas novas unidades do Cravi, nas cidades de Campinas e Santos, em mais estações do Metrô, nos fóruns e “em lugares onde há grande circulação de pessoas que demandam nossos serviços”, contou.

Conheça a cartilha
“Da dor à Busca por Justiça” .

Fabiana Campos
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612 – Ramal: 2770

Nenhum comentário:

Postar um comentário