quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Novo líder - Carlos Sampaio é eleito novo líder do PSDB na Câmara

Novo líder
Carlos Sampaio é eleito novo líder do PSDB na Câmara

O deputado Carlos Sampaio (SP) foi eleito nesta quarta-feira (12), por aclamação, líder da bancada do PSDB na Câmara, função que exercerá a partir de fevereiro do próximo ano. Promotor de Justiça licenciado do Ministério Público de São Paulo, Sampaio, 49 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal (2003/2006, 2007/2010 e 2011/2014). Ele substituirá Bruno Araújo (PE), que lidera o partido atualmente.

...
Na Câmara, foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e relator da representação contra Pedro Corrêa (PP-PE), deputado cassado e condenado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Sampaio foi sub-relator da CPI dos Correios e da CPI dos Sanguessugas, além de coordenador da bancada tucana na CPI do Cachoeira.

Ainda como deputado federal, ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e integrou a Comissão de Segurança Pública e o grupo de trabalho que promoveu a reformulação do Código do Processo Penal. Ele defende o fim do voto secreto para cassação de mandato de parlamentar.

O tucano iniciou a carreira política como vereador, eleito, em 1993, com a sexta maior votação de Campinas, cidade onde nasceu. Em 1996, foi nomeado o primeiro secretário para Assuntos de Segurança Pública do município. Foi eleito deputado estadual (1998) e presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Favela Naval.

Formado em direito pela PUC-Campinas, ingressou no Ministério Público do Estado de Minas Gerais em 1987, tornando-se promotor aos 23 anos de idade. Em 1988, já no Ministério Público de São Paulo, atuou como promotor de Justiça Cível, da Infância e Juventude, de Defesa do Consumidor, de Defesa do Meio Ambiente, de Defesa dos Deficientes e como promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais. Foi ainda corregedor de Polícia de Campinas e promotor do Tribunal do Júri de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário