segunda-feira, 12 de março de 2012

Teatro da PM disputa em "Inovação em Gestão Estadual"

Uma iniciativa da Polícia Militar e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) de São Paulo completa um ano contribuindo com a educação no trânsito para crianças. O programa está concorrendo ao Prêmio Mario Covas, na categoria, “Inovação em Gestão Estadual”.
O “Teatro de Fantoches – Educando para o Trânsito”, produzido por cinco policiais, Marcelo Carotenuto, Fabio Afonso, Luciana Silva, Marta Martins e Marcelo Aragão, dirigidos pelo capitão Marcos Rogério da Cunha, vem sendo a forma de mostrar desde cedo, para os alunos de diversas escolas de São Paulo, os perigos e as maneiras de se comportar no trânsito da cidade.
Atualmente, de acordo com dados levantados pela PM, a principal causa de morte de crianças na faixa etária de um a 14 anos é o atropelamento. Só em 2007, foram registradas 2.134 mortes de crianças em acidentes de trânsito.
O teatro conta com mais de 20 fantoches, dentre eles, a “Faixa de Pedestres” e o Semáforo, que mostram às crianças os cuidados para atravessar a rua; o “Zé Bebinho”, mau exemplo, que sempre combina direção com álcool; “Regininha”, que brinca com sua bola no meio da rua; além de personagens como o “Ceguinho” e o “Cadeirante”, que dão destaque às pessoas portadoras de deficiência.
Segundo o capitão Cunha, antes de começar o programa, os policiais já davam palestras sobre o trânsito em escolas do ensino médio, porém o desafio era chegar aos mais novos, às crianças do ensino fundamental. “Tínhamos dificuldades para chegar às crianças, daí a idéia de produzir o teatro nas escolas de ensino fundamental”, explica o oficial.
A iniciativa foi bem recebida desde o seu início. O que eram apenas algumas apresentações nos primeiros meses transformaram-se em um grande sucesso nas escolas de ensino fundamental, levando o teatro também a instituições e ONGs. “As escolas começaram a divulgar o programa entre elas. No início, fazíamos três apresentações por mês, hoje, são cerca de 10”, diz o capitão.
O “Teatro dos Fantoches” já foi visto por mais de 10.000 crianças de São Paulo, um número expressivo, levando-se em conta o efeito positivo que ele causa.
O Prêmio Mario Covas premia, desde 2004, iniciativas que contribuem para a melhoria da sociedade. O projeto vai participar da categoria mais consagrada do prêmio, “Inovação em Gestão Estadual”. Segundo o capitão Marcos Rogério da Cunha, o desejado prêmio poderá ajudar ainda mais na expansão do projeto. “Só de participar já é uma grande divulgação”, exclama Cunha.
O foco da iniciativa sempre foi o de orientar as crianças por um sistema de trânsito mais seguro, mas o potencial multiuso do projeto traz à tona outros temas de segurança pública que também são de grande importância para as crianças. Com o crescimento do projeto e sua expansão, novos personagens podem surgir, para que esses temas façam parte da apresentação.
Kauê Pallone

Nenhum comentário:

Postar um comentário