sexta-feira, 2 de março de 2012

Milícias podem ser investigadas pela Polícia Federal

Milícias podem ser investigadas pela Polícia Federal



A Polícia Federal poderá ser a responsável pela investigação dos crimes cometidos por organizações paramilitares e milícias armadas, quando delas faça parte agente pertencente a órgão de segurança pública estadual.



A medida é estabelecida em projeto de lei (PLS 548/11) apresentado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), que preserva a competência da Justiça estadual para o processamento e julgamento dos delitos.



A matéria aguarda indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



As milícias cobram pela segurança das pessoas e dos estabelecimentos comerciais nas comunidades onde atuam, controlando os serviços de distribuição de água, gás, transporte alternativo e até mesmo de TV por assinatura, destaca o senador.



Policiais e investigadores honestos, alguns dos quais residem nas comunidades exploradas e extorquidas pelas milícias, acabam por se tornar as maiores vítimas desse ­esquema criminoso.



O senador argumenta ainda que as milícias já seduziram boa parte dos integrantes das forças de segurança pública. "Em um único batalhão da polícia militar fluminense, recentemente foi constatado o envolvimento de quase metade da corporação com as milícias", relata. Esse envolvimento dos próprios soldados e servidores com as milícias recomenda que as investigações e ações policiais não sejam executadas pelas autoridades locais.



Fonte: INFORMATIVO LEGISLATIVO Nº 85 – JANEIRO DE 2012

Da Polícia Civil do Distrito Federal, Assessoria Para Assuntos Institucionais




Nenhum comentário:

Postar um comentário