terça-feira, 24 de julho de 2012

Peritas explicam como notar fraude em documento

Peritas explicam como notar fraude em documento

Durante o 10º Seminário Executivo de Segurança Pública para a América do Sul da IACP, integrantes do Núcleo de Documentoscopia do Instituto de Criminalística de São Paulo, as peritas criminais Isabel Letícia Eguia Poço e Luciana de Almeida Quintanilha apresentaram, com detalhes, as características dos documentos brasileiros e as formas de reconhecer uma fraude.

De acordo com as profissionais, a cédula de identidade e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são os únicos documentos que contêm elementos suficientes para garantir a identificação do cidadão, como foto, assinatura e outros dados fundamentais.

Além disso, por meio de algumas características, que vão desde o papel que é produzido até os métodos de impressão, é possível que um profissional de segurança garanta a autenticidade dos documentos.

No caso da CNH, por exemplo, há uma marca d’água com a bandeira brasileira e a palavra Detran, pequenas fibras azuis e vermelhas no papel e três formas diferentes de impressão em cada parte do documento.

“Apesar da cédula de identidade ainda não ter sido reformulada ou atualizada como a CNH, encontramos nela diversos aspectos que permitem diferenciar um documento verdadeiro e um falso”, explicou Isabel.
do site da Feira Interseg

Nenhum comentário:

Postar um comentário