sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comando da PM propõe pagar bônus por desempenho a policiais

Comando da PM propõe pagar bônus por desempenho a policiais

O governo de São Paulo pode implantar, ainda neste ano, o pagamento de uma espécie de bônus para os policiais militares com base no desempenho dos "serviços prestados aos cidadãos".
Um estudo deve ser concluído pelo comando da Polícia Militar nos próximos dez dias para ser entregue ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo o comandante-geral Roberval França, a proposta é implantar uma "remuneração variável por desempenho" semelhante ao bônus pago pelo governo na rede estadual de ensino com base na melhora do desempenho das escolas.
"O desempenho deve ser incentivado", disse ele.
A proposta é pagar uma gratificação a unidades -como batalhões, pelotões ou companhias -que conseguirem atender metas baseadas em cinco indicadores:
1) redução de indicadores criminais;
2) produtividade operacional (como quantidade de droga apreendida);
3) índice de satisfação da população;
4) índice de confiança da população;
5) índice de integridade dos policiais.
Sobre este último item o comandante afirma que não se trata de medir a integridade do policial com base de atos já praticados.
Mas, por exemplo, medir a quantidade de PMs em um determinado batalhão investigados pela corregedoria.
A proposta, diz ele, é verificar ações preventivas que mantenham o policial "no seu firme compromisso" de servir à sociedade e resistir a propostas de corrupção.
"Não teria sentido medir os policiais por envolvimentos por confrontos. Queremos incentivar o desempenho, não a omissão", afirmou ele.
O oficial disse não ter ainda formatado, porém, como será medido esse índice de "integridade". "Ainda estamos em estudo."
Essa avaliação de desempenho, diz o oficial, não se dará de comparações de batalhões diferentes ou por números absolutos. Será avaliado o desempenho da unidade com ela mesma, levando em conta as características da região, e serão gratificados os PMs como um todo. "Como uma equipe."
Ainda não estão definidos valores da gratificação e periodicidade dos pagamentos.
O deputado estadual Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da PM e membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, disse ver essa proposta com ressalva.
A principal delas, segundo ele, é pelo retrospecto do governo de implantar gratificações a servidores públicos da ativa e deixar de fora aposentados e pensionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário