sábado, 11 de agosto de 2012

A Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil – Parabéns aos Advogados


A Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil – Parabéns aos Advogados

No Brasil, a educação jurídica se desenvolve em nível de graduação, enquanto que em outros países, como os Estados Unidos da América, o ensino jurídico é realizado em um nível de pós-graduação denominado Juris Doctor, o qual se encontra disponível nas 199 faculdades de direito reconhecidos pela Associação de Advogados dos EUA (American Bar Association - ABA).
O surgimento dos primeiros cursos jurídicos no Brasil ocorreu 11 de agosto de 1827 com a criação de duas faculdades de direito: uma em Olinda, que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e outra em São Paulo que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
As cadeiras eram divididas por anos, sendo o primeiro ano dedicado ao estudo do Direito Natural, Público, Direito das Gentes, análise da Constituição do Império e Diplomacia.
Nos anos seguintes, o curso se dividia entre o estudo do Direito Público Eclesiástico, Direito Pátrio Civil, Direito Pátrio Criminal com a teoria do Processo Criminal, Direito Mercantil e Marítimo, Economia Política e Processo adotado pelas Leis do Império.
No entanto, muitas foram as dificuldades que sobrevieram a criação de tais universidades.
Os principais problemas eram: (i) a ausência de professores qualificados; (ii) a grande indisciplina dos alunos; e (iii) as aprovações sem mérito.
Dessa forma, mesmo após a criação das universidades, o governo intervinha muito nas universidades, em especial na tentativa de remediar os problemas acima mencionados.
Fonte: Site Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário