segunda-feira, 21 de maio de 2012

Núcleo Especial Criminal agiliza ações sobre acidentes

Núcleo Especial Criminal agiliza ações sobre acidentes

Mensalmente, Núcleo realiza 170 audiências com pessoas que registraram boletim

Jucimara de Pauda
Tamanho da LetraA-A+
O Necrim (Núcleo Especial Criminal) de Ribeirão Preto já consegue conciliar 95% das ações de acidentes de trânsito com vítimas. Mensalmente são feitas 170 audiências com as pessoas que registraram boletim de ocorrência nos distritos policiais da cidade.
"Recebemos o boletim de ocorrência e agendamos as audiências para tentar a conciliação", diz Jorge Amaro Cury, delegado do Necrim.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que nos primeiros três meses do ano foram registrados 783 acidentes de trânsito com lesão corporal culposa na cidade, em média 9 casos por dia.
O delegado explica que em janeiro ocorreram 92% de conciliações, e nos meses de fevereiro, março e abril, o índice atingiu 95%.
"Na realidade quem foi ferido em um acidente não quer processar ninguém, mas quer que seus danos sejam reparados e por isso aceita o acordo", afirma o delegado.
Com o acordo, o causador do acidente fica livre do processo criminal. As conciliações ajudam a desafogar o Judiciário. "Depois da conciliação a vítima renuncia da representação na Justiça. A vantagem é que muitas vítimas são pessoas simples e com o acordo agilizam a documentação para serem reparadas pelo seguro".
O delegado também alerta que muitas pessoas que ficam relutantes em pagar o estrago do veículo ou os medicamentos da vítima, quando recebem a intimação policial comparecem à audiência. "Eles percebem que um acidente por mais simples que seja não representa impunidade".
Necrim
O Necrim foi inaugurado no ano passado em Ribeirão Preto. Outras cidades do Estado de São Paulo contam com o serviço do núcleo, entre elas Franca, Bebedouro e Sertãozinho.
O núcleo faz conciliações entre réus e vítimas de acidentes de trânsito com pequeno potencial ofensivo. Quem já foi até o Necrim elogia o serviço. Um mototaxista que se envolveu em um acidente diz que a audiência resultou em conciliação que garantiu o conserto da moto. "Depois que conversamos com o delegado tudo se resolveu rapidamente. Se eu tivesse ido para a justiça iria demorar muito", afirma o mototaxista, que pediu para não ser identificado.

Trânsito precisa de planejamento para melhorar
A frota de carros de Ribeirão Preto é composta de 443.102 veículos. São 325.442 automóveis e 117.600 motocicletas.

"A frota de Ribeirão Preto é grande, assim como o número de vítimas dos acidentes, porque estamos falando em vidas", diz Raquel Alqmvist membro da Câmara Temática de Saúde do Contram (Conselho Nacional de Trânsito).
Segundo ela, para melhorar o trânsito da cidade é preciso investir em engenharia, educação e fiscalização.
"A cidade cresce, a frota cresce e tudo isso tem que acontecer com o planejamento da cidade para evitar congestionamentos e proporcionar segurança a pedestres e motociclistas".
Transporte coletivo
Ela também afirma que é preciso melhorar o transporte coletivo urbano por meio de investimentos, criação de faixas exclusivas e horários adequados.
Fonte: Jornal Cidade Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário