sexta-feira, 25 de maio de 2012

Emoção e esperança marcam a formatura de policiais civis


Emoção e esperança marcam a formatura de policiais civis

A Polícia Civil do Estado de São Paulo será reforçada, a partir de agora, por 245 novos escrivães e 568 investigadores que se formaram na tarde desta sexta-feira (25), no Auditório Celso Furtado, no Centro de Convenções Anhembi. Os 813 policiais civis recém-formados serão destinados à Grande São Paulo e a todas as regiões do interior. O governador Geraldo Alckmin, que esteve na cerimônia, lembrou que em breve será a vez de 200 novos delegados se formarem e assumirem seus postos.

Depois de uma caminhada de mais de dois anos, que passou por inscrição, provas, classificação, posse, curso de formação na Academia de Polícia e estágio probatório, finalmente chegou a hora dos novos policiais civis irem para a rua e praticarem aquilo que aprenderam e juraram: “Respeitar e aplicar a lei na luta contra a criminalidade em prol da justiça, arriscando a própria vida, se necessário for, na defesa da sociedade e do cidadão”.

Leonardo Garcia Pais de Arruda, de 29 anos, foi um dos formandos que realizou o sonho de ingressar na carreira policial. “Há muito tempo eu almejava essa carreira, me interessei pelo concurso e consegui a classificação. Sou o único policial na família e é uma satisfação ímpar viver esse momento tão esperado, diante dos vários desafios que passei”, comentou o escrivão que atuará na cidade de Santa Bárbara D´Oeste.

Arruda pretende seguir na carreira policial até o posto de delegado. Acompanhado pela mãe e irmã, o jovem foi o orgulho da família. “Estamos muito felizes por ele. Vibramos muito pela conquista, que foi muito difícil e com sacrifícios. Sabemos que ele não vai parar por aí, muitas escadas e degraus ele ainda vai perseguir na vida”, comentou emocionada Patrícia, irmã do formando.

A longa trajetória de estudos e dedicação também foi lembrada pelo orador da turma dos escrivães, Adilson César Fachini. “Em junho de 2010 começou a odisséia de quem sonhava ser policial civil. O dia de hoje é o símbolo extremo da árdua luta que passamos. Estamos alimentados da esperança de sermos sangue novo. Já estamos nomeados, empossados e formados. Esse é o dia em que os esforços serão recompensados!”, declarou Fachini enquanto era aplaudido pelos formandos.

A carreira policial

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que entregou os diplomas aos dois melhores colocados no concurso, comentou sobre os desafios e a recompensa da carreira policial. “Ser policial civil é ter compromisso com a ordem e a segurança, é combater o crime, é trabalhar para garantir a todos o direito à segurança. Missão que traz como retorno a satisfação do dever cumprido, a emoção em desvendar cada crime e preservar vidas preciosas, até mesmo com o sacrifício da própria vida”, falou o secretário.

O governador Geraldo Alckmin explicou a seriedade e importância da profissão escolhida pelos formandos. “Um dos grandes desafios deste mundo é a segurança pública. Vocês tiveram a coragem de fazer desse desafio a sua profissão. Vocês são mulheres e homens da lei, da segurança, do fortalecimento do estado democrático. Da ação de cada um de vocês dependem vidas. Nós, familiares, amigos, o povo de São Paulo estamos orgulhosos de vocês”, disse Alckmin.

Nova Polícia Civil

Os escrivães e investigadores recém-formados farão parte de uma Polícia Civil que tem se transformado nos últimos anos, como lembrou o delegado-geral Marcos Carneiro Lima. “Agradeço o apoio que o governador Geraldo Alckmin tem dado à Polícia Civil, que em um ano e cinco meses passou por mudanças radicais. Mudanças não para a polícia, mas para a sociedade”, disse o chefe da Polícia Civil.

Lima comentou que os próximos concursos públicos da Polícia Civil serão terceirizados, medida que dará mais agilidade ao processo. De acordo com a autoridade, o período entre a inscrição e a classificação será em torno de três meses.

Mainary Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário