segunda-feira, 21 de maio de 2012

Câmeras vão monitorar exames de motorista

RIO - Com o objetivo de reprimir irregularidades nos exames práticos de direção, o Detran anunciou nesta sexta-feira que a passará a monitorá-los por câmeras, a serem instaladas pelas autoescolas em seus carros em um prazo máximo de 75 dias. As escolas serão obrigadas a equipar seus veículos com três equipamentos, que captem imagens e áudio.
A medida foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira e, segundo o órgão, tem o objetivo de "oferecer segurança ao exame veicular". O monitoramento, de acordo com o Detran, servirá para observar não só a performance dos candidatos, mas também a atitude dos examinadores, impedindo que ocorram irregularidades. Quem não cumprir a ordem ficará impedido de aceitar novas matrículas. A medida também se aplica a exames de motoristas que estejam se candidatando a mudanças de categoria de direção.
No ano passado, o órgão havia anunciado medida semelhante, em projeto a que teriam sido destinados R$ 12, 1 milhões. De acordo com a medida publicada em novembro de 2011, o Detran fez um aviso de licitação para contratar uma empresa que instalasse câmeras dentro dos veículos utilizados em testes. Em junho do ano passado, outra decisão semelhante foi anunciada. Dessa vez, a portaria determinava que as imagens e o áudio captados fossem transmitidos pelo Centro de Monitoramento do órgão.
Em outubro de 2011, a Polícia Civil realizou uma megaoperação, batizada de Contramão, para desarticular uma quadrilha suspeita de fraudes em postos do Detran. Foram cumpridos 42 mandados de prisão e pelo menos 22 pessoas foram detidas. De acordo com a polícia, os suspeitos ofereciam serviços para aprovar pessoas nos exames de habilitação.
Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário