sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nova tecnologia ajuda a encontrar crianças desaparecidas

O governador Geraldo Alckmin apresenta nesta sexta-feira, 25, o programa “São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos”. No evento, Alckmin lança a campanha de conscientização e assina decreto que estabelece o Dia Estadual da Criança Desaparecida (25 de Maio) e cria a Comissão Permanente da Criança e Adolescente Desaparecidos, envolvendo as Secretarias de Estado da Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Direito das Pessoas com Deficiência, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

Campanha
A campanha levará cartazes informativos a diversos equipamentos públicos, como estações de metrô e trem, unidades do Bom Prato, delegacias, escolas públicas, ETECs e FATECs, entre outros. O objetivo é levar à população orientações de como agir nestas situações, bem como divulgar canais de denúncia e procedimentos que podem agilizar o início das buscas.

Para marcar o início da campanha, a Secretaria da Educação (ensinos básico e médio) e o Centro Paula Souza (ensino técnico) promovem Parada Momentânea em toda a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Antes do início das aulas, educadores farão leitura coletiva do material de conscientização, prevenção e combate aos casos de crianças e adolescentes desaparecidos.

Na ocasião, a Polícia Civil apresenta o Programa de Progressão de Idade em 3D, que desenha os rostos em alta definição das crianças e adolescentes desaparecidos, a partir do Banco de Imagem do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Com a iniciativa, o Governo do Estado busca também esclarecer alguns pontos amplamente difundidos, mas que nem sempre correspondem à verdade. O melhor exemplo disso é a suposta necessidade de esperar 24 horas para se registrar Boletim de Ocorrência. Essa recomendação não existe e só atrapalha o trabalho da polícia. Ao contrário, o certo é denunciar, pessoalmente ou pelo 190, no momento em que se percebe o desaparecimento da criança e do adolescente. Quanto mais rápido é o aviso, maiores as chances de resgate.

SERVIÇO

Lançamento do Programa “São Paulo em busca das Crianças Desaparecidas”
Data: 25 de maio – sexta-feira
Horário: 10h30
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi – São Paulo

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário