domingo, 29 de setembro de 2013

Idealizador do NECRIM realiza palestra em Campo Grande

Idealizador do NECRIM realiza palestra em Campo Grande
27/09/2013 | Joelma Aparecida Belchior da Silva

Delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil de Campo Grande e do interior do Estado participaram na tarde desta sexta-feira (27), da palestra “NECRIM – uma nova realidade da Polícia Civil".

Realizada no auditório da Acadepol (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), a palestra foi ministrada pelo delegado de São Paulo, Cloves Costa, idealizador do NECRIM (Núcleo Especial Criminal) paulista e contou ainda com a presença dos diretores de departamentos da Polícia Civil e do delegado-geral Jorge Razanauskas Neto.



Cloves parabenizou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul pela iniciativa de adotar o NECRIM como forma de solução de pequenos conflitos. “A criação dos Núcleos Especiais Criminais representa a construção de pontes, onde antes existiam muros, com ganho de todas as partes”, destacou Cloves durante a palestra.

O NECRIM que desde o dia 11 de setembro deixou de ser sonho e passou a fazer parte da realidade do dia a dia da população, com a inauguração na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande do Núcleo Especial Criminal Dr. Júlio César da Fonte Nogueira, representa uma revolução na resolução dos conflitos penais, relacionados com os juizados especiais criminais, por meio da conciliação entre os envolvidos nos conflitos.

De acordo com delegado-geral da Polícia Civil, a ideia com a realização da palestra com uma pessoa gabaritada no assunto, como o delegado Cloves é disseminar o conhecimento sobre a prática do NECRIM, não só entre os integrantes na polícia mas também entre a população.

“No NECRIM são solucionados conflitos relacionados a crimes de ação pública condicionada, ou seja, que dependem de representação da vítima, agilizando a solução de conflitos e desafogando as delegacias e o Poder Judiciário”, enfatiza Razanauskas.

 
Na prática do NECRIM as conciliações são mediadas por um delegado, com a presença das partes envolvidas, no caso vítimas e autores e são feitas na presença de um advogado.

Havendo entendimento entre as partes envolvidas, na audiência conciliatória realizada no NECRIM, um termo é redigido e assinado por todos, sendo em seguida encaminhado para o Poder Judiciário, para que um juiz homologue o acordo.

No NECRIM Dr. Júlio César da Fonte Nogueira, inaugurado dia 11 de setembro, são realizadas diariamente uma média de 5 audiências. “A nossa meta é chegar a 80 audiências mensais e inaugurar nos próximos dias mais um NECRIM, que funcionará na 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande”, finaliza Jorge Razanauskas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário