quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Homicídios caem pelo quinto mês consecutivo em SP

 

O Estado de São Paulo teve queda nos homicídios dolosos no mês de agosto e registrou a quinta redução consecutiva no indicador de criminalidade. Desde abril, o número de ocorrências tem sido menor que no ano passado.
Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) e foram divulgados nesta quarta-feira (25) no portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Foram 374 homicídios no mês, 19 a menos que agosto de 2012, quando foram computadas 393 ocorrências. A diferença representa queda de 4,83%.  No ano, a redução é de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto deste ano foram 2.923 casos, contra 2.926.
A queda é puxada principalmente pela redução do indicador na Capital, que registrou 84 casos, o menor número para um mês de agosto dos últimos 12 anos, desde o início da série histórica, em 2001.
No gráfico abaixo, pode-se observar os números absolutos dos homicídios mês a mês (em barras). Na linha que corta o gráfico, percebe-se que as variações registradas mensalmente nos homicídios (sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior) desde abril apresentam percentuais negativos.


A redução dos homicídios dolosos ocorre após uma série de medidas adotas pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, como a realização de reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas visando derrubar os indicadores da criminalidade e estabelecer metas de redução.
Outra medida que tem contribuído para ações integradas e redução de indicadores de criminalidade é a instalação de Gabinetes Estratégicos (Gamesp) em diferentes regiões do Estado. Os gabinetes já existem nas regiões de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jundiaí e Grande São Paulo.
Furtos em queda
No mês de agosto também houve menos furtos no Estado, com redução de 5,73%. Foram 2.733 casos a menos registrados. Em agosto deste ano houve 44.975, ante 47.708 no mesmo mês do ano passado.
O roubo de carga é outro indicador em queda. No comparativo do acumulado dos oito meses, os roubos de carga tiveram um leve recuo de 0,16%. As ocorrências passaram de 5.156, de janeiro a agosto de 2012, para 5.148 no mesmo período deste ano – queda de oito casos.
Produtividade
Em agosto, a eficiência das polícias Civil e Militar alcançou um patamar recorde em relação às prisões e aos flagrantes de tráfico de entorpecentes. Preparação e inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 14.302 prisões em agosto de 2013.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado - quando foram feitas 13.211 prisões - houve um aumento de 8,26%, ou 1.091 registros do indicador de produtividade policial.
As polícias também realizaram mais apreensões de drogas ou prisões de traficantes em agosto. O indicador de produtividade teve melhora, com 89 flagrantes a mais.
Em agosto de 2012 foram elaborados 3.686 boletins de ocorrência de tráfico de entorpecentes, o número subiu para 3.775 em agosto de 2013 – 2,41% a mais.
Esse tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial e o crescimento indica maior eficiência das polícias Civil e Militar para apreender drogas e prender traficantes.
Foram retiradas 1.790 armas ilegais das ruas, o que representa um aumento de 18,07%. Em agosto do ano passado, foram apreendidas 1.516.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário