quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Congresso internacional exalta o nome da Polícia Civil paulista e tem reconhecimento do Conselho

 
A reunião do Conselho da Polícia Civil de hoje (4) recebeu pela primeira vez a visita do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva.

O convite do delegado geral de polícia Luiz Mauricio Souza Blazeck teve o intuito de homenagear o desembargador, que é professor da Academia de Polícia Civil há 31 anos, em especial pela contribuição que o magistrado tem dado na divulgação da Polícia Civil paulista internacionalmente, estando à frente de congressos internacionais de polícia judiciária, com palestras sobre temas judiciários e de investigação criminal.

Entre congressos e ciclo de palestras, já aconteceram seis encontros internacionais comandados pelo desembargador Tucunduva. Exemplo disso é que nos próximos dias 10 e 11 de setembro será realizado na cidade de Loures em Portugal, o V Congresso Luso-Brasileiro de Polícia Judiciária. O evento é organizado pela Escola de Polícia Judiciária (Portugal) e pela Academia da Polícia de São Paulo (Brasil) e está em seu quarto ano consecutivo. Este ano terá ainda a participação do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, onde acontecerão algumas das palestras.

Como o apoio do Instituto Internacional de Estudos de Polícia Judiciária (Interpoj), presidido por Ricardo Tucunduva, o congresso irá reunir membros das forças e serviços de segurança, da magistratura, da advocacia, bem como professores e estudantes de Direito e visa estabelecer melhores relações entre os dois países, oportunidade em que se divulgam ações da Polícia Civil do Estado de São Paulo, e se estabelece um intercâmbio cultural.

Ao todo serão oito palestras. Duas delas terão o delegado de polícia diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filho, como um dos representantes nacionais.  A coordenação está a cargo de Mariana Raimundo, diretora da Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária de Portugal. 

Prudência e diplomacia

A oportunidade foi propícia para enaltecer a atual gestão da Polícia Civil de São Paulo, que foi classificada pelo visitante como inconteste no quesito liderança.  “A forma de administrar de Mauricio Blazeck é muito parecida com a que foi utilizada no passado pelo delegado geral de polícia Nemr Jorge (março de 1970 a março de 1971). Tratam-se de dois líderes cujas características de conduta são muito semelhantes. Dentre essas se destacam a prudência e a diplomacia, extremamente adequadas para a fase que a Polícia atravessa”, elogiou.

A emoção do desembargador Tucunduva pela visita tem outro motivo valioso. Sua história familiar antiga é muito ligada à Polícia Civil. Na década de 30 do século passado, seu pai, Raul Renato Cardozo de Mello Tucunduva foi primeiro delegado auxiliar, o que nos dias de hoje corresponderia ao diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). Na década de 60, seu primo Emiliano Cardozo de Mello foi terceiro delegado auxiliar, cargo que corresponderia atualmente ao diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter). E, na década de 70, seu irmão, o delegado de polícia Rubens Cardozo de Mello Tucunduva também frequentou as reuniões do Conselho como diretor do Derin e do Degran, antigos departamentos que foram substituídos pelos Deinters e pelo Decap e Demacro.

Ao final, Ricardo Tucunduva recebeu das mãos de Mauricio Blazeck um exemplar da última edição do Manual de Polícia Judiciária, uma obra escrita por professores da Academia de Polícia.

por Rina Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário