quinta-feira, 7 de março de 2013

Seminário de Direitos Humanos e Segurança Pública discute sobre o tema “crack”


A Academia de Polícia do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública - CDHSP “Celso Vilhena Vieira”, promoveu, para os novos Delegados de Polícia, do curso de formação técnico-profissional da ACADEPOL, o primeiro seminário de 2013, cujo eixo temático foi “A atividade policial e o usuário de crack”.


 O evento foi uma iniciativa do Delegado de Polícia Diretor da ACADEPOL, Mário Leite de Barros Filho, que parabenizou a realização de mais um seminário para discussão de assuntos relacionados à dignidade da pessoa: “essa visão de futuro leva a instituição ao lugar onde ela deve estar”, disse referindo-se à preocupação constante da instituição em oferecer palestras, cursos e seminários que formam e capacitam o policial civil.

Na abertura, o Delegado de Polícia Coordenador do CDHSP, Tabajara Novazzi, mediador do seminário, ressaltou a importância do evento na formação dos novos Delegados: “quando houver uma ocorrência que envolva um ‘drug addict’, os senhores terão o conhecimento da parte médica e jurídica e poderão decidir com a maior convicção possível”.

A primeira palestra foi proferida pelo Delegado de Polícia Diretor da Corregedoria, Nestor Sampaio Penteado Filho, também professor da ACADEPOL,  que falou sobre o “crack” e seu poder destrutivo da personalidade, que afeta não só o usuário, mas sua família. Ele explicou sobre os tipos de internação: a compulsória que ocorre por determinação judicial; a voluntária, que pode ser autorizada por um médico com consentimento do usuário; e a involuntária, que geralmente ocorre a pedido de familiares.


A palestra seguinte foi do médico Luiz Alberto Chaves de Oliveira, doutor Laco, coordenador da Coordenação de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo - COED, que falou sobre a importância da prevenção: “não basta a internação. Tem que haver acompanhamento e tratar a família”, aconselhou. O médico é defensor de uma fiscalização mais rigorosa de bares, o que segundo ele “promove uma mudança de cultura e diminuição da violência e da criminalidade”, e mostrou várias estatísticas para comprovar sua opinião.


O último bloco do seminário contou com a presença do Delegado de Polícia e professor da ACADEPOL  Edemur Ercílio Luchiari. Na ocasião ele falou sobre sua experiência quando foi titular da Divisão de Proteção e Educação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) e forneceu aos alunos uma série de exemplos de casos concretos.


O seminário teve a participação do Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial da ACADEPOL, Ciro de Araújo Bonilha; do Delegado Divisionário da Secretaria de Cursos de Formação, Dejair Rodrigues e membros do CDHSP. A mestre de cerimônias foi a Delegada de Polícia Assistente, Gislaine Santanielli.
                                                                              
por Rina Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário