segunda-feira, 18 de março de 2013

ACADEPOL comemora 30 anos como Departamento da Policia Civil

ACADEPOL comemora 30 anos como Departamento da Policia Civil


Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) a solenidade em comemoração aos 30 anos da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” como Departamento da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

No organograma da Instituição, os Departamentos estão na estrutura mais elevada, cujos diretores são diretamente subordinados ao Delegado Geral de Polícia e compõem o Conselho da Polícia Civil.


Para celebrar o evento, o Delegado de Polícia Diretor da ACADEPOL, Mário Leite de Barros Filho, ministrou uma palestra sobre “O Delegado de Polícia Pacificador”.


A mesa de honra foi composta pelo Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Paulo Argarate Vasques; o Delegado de Polícia Diretor do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Marco Antonio Pereira Novaes de Paula Santos; o Delegado de Polícia, ex-Delegado Geral de Polícia e ex-Diretor da ACADEPOL, Mauricio José Lemos Freire; e o Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, George Melão.



Mário Leite abriu a palestra comentando o artigo “Necrim: polícia conciliadora de primeiro mundo”, do jurista Luiz Flavio Gomes.  Se alguém quiser conhecer uma polícia conciliadora de primeiro mundo já não é preciso ir ao Canadá, Finlândia, Noruega, Dinamarca ou Suécia. Basta ir a Bauru, Lins, Marília, Tupã, Assis, Jaú e Ourinhos (todas no Estado de São Paulo)...”  

Em seguida Mário Leite discorreu sobre a evolução histórica do projeto que visa atender os delitos de menor potencial ofensivo e que dependam de representação ou queixa crime, e os métodos de resolução de conflitos aplicáveis. “Percebe-se que o Poder Judiciário não detém o monopólio da resolução de pequenos conflitos. É importante esclarecer que a mediação da desavença pelo Delegado de Polícia é um meio alternativo na solução de litígios e, por conseguinte, de pacificação social”, afirmou. Mas alertou que o trabalho deve ser referendado pelo Poder Judiciário e durante a mediação deve haver a presença de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Ao final falou sobre a importância do Projeto de Lei número 1.028/2011, inspirado no trabalho precursor e idealizador do Delegado de Polícia Cloves Rodrigues da Costa consistente em unidades policiais que promovem a mediação de conflitos em infrações de menor potencial ofensivo, os Necrims - Núcleos Especiais Criminais.


Na platéia, composta por alunos dos cursos de formação técnico-profissional para Delegado de Polícia e Agente de Telecomunicações Policial, também estiveram presentes o Adido do FBI para o Brasil, Richard Cavalieros e a Analista de Inteligência do Quartel General do FBI em Washington, Terra Beck; o Diretor do Departamento de Administração e Planejamento (Dap), Silvio Balangio; o Diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Wagner Giudice; o Diretor do Departamento de Inteligência Policial (Dipol), Edson Minoru Nakamura; o Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São José dos Campos (Deinter 1), João Barbosa Filho; a Diretora do Instituto de Criminalística, Norma Bonaccorso; o Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial, Ciro de Araújo Martins Bonilha e demais Delegados Divisionários da ACADEPOL. Compareceram ainda presidentes de Associações, como a International Police Association (Ipa – Seção Brasil), Jarim Lopes Roseira; e da Associação dos Professores da Academia de Polícia, Dilermando Queiroz Filho.


Na ocasião também foram exibidos dois vídeos que mostravam parte da história da ACADEPOL ao longo de sua existência.

Breve histórico da ACADEPOL

Muito antes de ser regulamentada e estruturada a nível departamental, a ACADEPOL já começava sua história com a primeira aula de ensino técnico-profissional para formação do Policial Civil por meio do curso de Polícia Científica, ministrada pelo professor Dr. Rudolph Archibald Reiss, em 30 de junho de 1913. Na ocasião, estabeleceram-se certas normas para levantamento de locais de crime. Onze anos mais tarde foi autorizada a criação da primeira Escola de Polícia de São Paulo, com sua extinção em 1927.
Em 1934, com a criação de uma nova Escola de Polícia, passou a ter endereço próprio, estando localizada em prédio anexo ao Instituto de Criminalística e Medicina Legal. Foi lá que aconteceu a aula inaugural do Curso de Técnica Policial com palestra proferida pelo professor Marc Alexis Bischoff, em 1935.
Mudou-se para mais três endereços antes de se instalar próximo à entrada principal na Cidade Universitária no bairro do Butantã, cuja história se iniciou em 1961, quando celebrado um convênio entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública para a construção do atual edifício, inaugurado definitivamente em 11 de maio de 1970.

Na época, a instituição já tinha a denominação Academia de Polícia, através do Decreto no 52.213 de 1969. Depois, por força do Decreto no 5.821 de 6 de março de 1975, recebeu a denominação de Divisão de Ensino e Aperfeiçoamento. Mas, alguns meses mais tarde, através do Decreto no 6.919 voltou a se tornar Academia de Polícia, com a sigla ACADEPOL.
Somente com o Decreto no 20.872 de 15 de março de 1983 a ACADEPOL foi finalmente elevada à categoria de Departamento, motivo da comemoração.
por Rina Ricci
Fotos: Thiago Oller de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário