sábado, 30 de março de 2013

Arquivo Público de SP divulga na internet parte do acervo do Dops

DE SÃO PAULO
O Arquivo Público de São Paulo vai divulgar na internet parte do acervo produzido pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão que funcionou de 1924 a 1983 e que foi criado para controlar movimentos políticos contrários aos governos federais do período. Serão divulgados 274.105 fichas e 12.874 prontuários.
Segundo o governo estadual, a intenção é criar uma fonte de pesquisas sobre a história do país.
 
O acervo pode ser pesquisado no site do Arquivo Público.
A publicação do acervo será marcada por cerimônia na segunda-feira (1º), que acontecerá no Memorial da Resistência de São Paulo, museu criado no prédio que sediou o Dops.
A abertura do evento terá a presença do governador Geraldo Alckmin e do deputado Adriano Diogo (PT), que faz parte da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa.
Após o ato, haverá uma audiência da Comissão Nacional da Verdade. O lançamento faz parte da Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos, que ocorrerá até sábado (6) em diversos lugares do país.
Parte desses documentos do Dops já está sendo usada pela Comissão da Verdade paulista para apurar o envolvimento de pessoas e entidades em torturas e mortes cometidas dentro do órgão.
Seis livros encontrados registram o movimento de entrada e saída do prédio do Dops entre os anos de 1971 e 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário