sábado, 16 de março de 2013

Acadepol lança cursos a distância para padronizar ensino


 
 
Lançado oficialmente no mês passado, o Ensino a Distância (EAD) vai “padronizar e integrar” os cursos ministrados a policiais civis que atuam no interior paulista. A declaração é de um entusiasta defensor da capacitação profissional dos policiais, o delegado Mario Leite, atual diretor da Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Cobra, que completa 30 anos como departamento policial, nesta sexta-feira (15).
“Um professor poderá dar aulas para até 200 alunos”, diz Mario Leite, referindo-se aos telões e equipamentos já instalados nos nove núcleos da Acadepol nos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinter). Nos tradicionais cursos presenciais da Academia, as aulas são dadas em salas com cerca de vinte alunos.
“A meu ver, a principal vantagem do EAD será a padronização das aulas e do ensino”, observa o diretor, “porque cada professor vai falar a mesma coisa para um número bem maior de alunos”. As aulas em videoconferência serão ministradas numa sala especial da Acadepol, no Butantã, zona oeste da Capital, e transmitidas ao vivo para o interior.
Avaliações presenciais
“Mas as avaliações do EAD serão presencias, feitas nos próprios núcleos”, observa o delegado. Outra vantagem será a economia de recursos e tempo. Os policiais do interior não terão de viajar longas distâncias, gastar com transporte e refeições, além de pernoitar fora de casa e ficar longe da família.
Os policiais civis do interior, alunos e professores de núcleos, acompanharão tudo em tempo real e no final poderão interagir, formulando perguntas e fazendo sugestões. “A tecnologia de transmissão de imagens”, acrescenta o diretor, é do Programa de Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo (TecReg).
Primeiro curso EAD
A sala base instalada na Acadepol já conta com os equipamentos e recursos técnicos necessários para o EAD da Polícia Civil. Para os policiais da Capital e dos 39 municípios da Grande São Paulo, os cursos continuarão sendo presenciais na Academia. O diretor Mario Leite adianta: será em abril, em data a ser estipulada, o primeiro curso a distância.
O tema vai ser de licitação e contratos, dirigido exclusivamente para delegados gestores de recursos da instituição. O EAD poderá ser usado ainda para outros fins. Por exemplo, o delegado geral convoca e faz uma reunião com todos os diretores de departamento em videoconferência.
Avanço
Mas a primeira a aula do ensino a distância da Polícia Civil já foi ministrada dia 5 de fevereiro durante a cerimônia de lançamento do EAD e abertura dos Cursos de Treinamento para Grandes Eventos - Copa 2014, ocorrido no estúdio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em Pinheiros.
A incumbência dessa palestra em videoconferência coube à delegada Fernanda Herbella Maia, que teve como ouvintes todos os diretores e delegados seccionais do interior. A delegada discorreu sobre o papel da Polícia Civil na Copa-14. No final, os diretores interagiram com a palestrante.
“O EAD representa um avanço no ensino do policial civil”, conclui Mario Leite, que se define como um “defensor do fortalecimento das instituições e do ensino e capacitação dos policiais civis”. Ele lembra que no dia 15 de março a Acadepol completa 30 anos como departamento policial, conforme decreto nº 20.832/83.
O diretor da Acadepol acaba de assumir outra função - foi nomeado presidente do Comitê de Gestão para a Copa-2014 no âmbito da Polícia Civil.
Gabriel Rosado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário