quinta-feira, 7 de março de 2013

Nova edição do Manual de Polícia Judiciária é lançado na ACADEPOL


Aconteceu na tarde desta quarta-feira (6) na Academia de Polícia do Estado de São Paulo  a solenidade de lançamento da sexta edição do Manual de Polícia Judiciária. O Delegado de Polícia Diretor da ACADEPOL, Mário Leite de Barros Filho, recepcionou as autoridades, entre elas, o Delegado Geral de Polícia, Luiz Maurício Souza Blazeck, e a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda.


Ao falar para o público presente, Maurício Blazeck elogiou o empenho dos professores que se dedicaram à obra, num trabalho que classificou como “essencial à manutenção do Estado Democrático de Direito e órgão auxiliar da Justiça Criminal”. E, ainda, como “marco memorável, ponto indelével na história da Polícia Civil de São Paulo, pois não representa apenas a confecção de um livro, mas a compilação e disseminação do conhecimento policial haurido por tantos profissionais que aqui estão e outros que já se foram”, reconheceu.




Em sua fala, Eloísa Arruda parabenizou a nova fase da Polícia Civil e o dinamismo da gestão de Maurício Blazeck nesses primeiros meses. Aos novos Delegados que compuseram a plateia do auditório, ela destacou a “grandeza da responsabilidade nas questões relativas à Segurança Pública”. E, finalizou recomendando que a Academia continue produzindo trabalhos acadêmicos. “É assim que fazemos história. É o que engrandece uma instituição”.


Ao discursar, o Diretor da ACADEPOL, Mário Leite, falou sobre a importância da construção da doutrina sobre Polícia Judiciária por integrantes da carreira policial. “Tal iniciativa favorece a luta pela inclusão da atividade exercida pelos Delegados de Polícia no rol das carreiras jurídicas”, enfatizou. Nesse sentido, disse que trabalhos desse jaez, a exemplo do Manual de Polícia Judiciária, auxiliarão, principalmente, os colegas que se encontram nos plantões, que necessitam de material de fácil consulta, para exercer sua liberdade de convicção e fundamentar suas importantes decisões”. Assim, adiantou que o material será disponibilizado por intermédio de publicações individualizadas como a Revista Arquivos da Polícia Civil e a Revista Eletrônica que será lançada em breve.

Além das autoridades mencionadas, a mesa de honra foi composta pelo Desembargador de Justiça e professor da ACADEPOL, Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva e pelo Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Paulo Afonso Bicudo, que representou todo o Conselho da Polícia Civil, alguns presentes ao evento, como o Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, Edson Minoru Nakamura; e Delegados de Polícia Diretores de Departamentos de Polícia Judiciária do Interior: João Osinski Júnior (Deinter 3 – Ribeirão Preto); Julio Gustavo Vieira Guebert (Deinter 7 - Sorocaba), João Barbosa Filho (Deinter 1 – São José dos Campos); e Benedito Antonio Valencise (Deinter 4 - Bauru).
Estiveram presentes ainda professores membros do grupo, que atualizou o Manual, coordenado pelo Delegado de Polícia e professor Antonio Carlos Marchi de Queiroz, o presidente da Associação dos Professores da Academia de Polícia (Apapesp) Dilermando Queiroz Filho e o presidente da International Police Association – IPA Seção Brasil, Jarim Lopes Roseira, ambos professores e também autores do Manual. A solenidade foi conduzida pela mestre de cerimônias e Delegada de Polícia Assistente da Acadepol, Gislaine Santanielli.

Como parte da solenidade, foi entregue à Secretária de Justiça, Eloisa Arruda, um exemplar do Manual recebido das mãos do Delegado Geral Maurício Blazeck, que também recebeu seu exemplar pelas mãos do Diretor Mário Leite. O Diretor do Demacro, Paulo Bicudo, recebeu sua edição em nome do Conselho da Polícia Civil e ainda em reconhecimento por ter sido em sua gestão, quando Diretor da ACADEPOL, que os 20 mil exemplares foram impressos.

 O evento finalizou com a palestra do Delegado de Polícia Coordenador Geral do Centro de Estudos Superior da Polícia Civil, Édson Luís Baldan, sobre “Polícia Judiciária numa perspectiva evolutiva”.


Por:  Rina Ricci
Fotos: Nilton Carlos de Queiroz e
Luciano Bastos de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário